sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (229)

É mais urgente eliminar os obstáculos às intenções de investimento que já existem do que tentar atrair novo investimento com a redução do IRC. ( (Pedro Brás de Almeida, J Económico)

(...) Reforçando a ideia de que temos um défice de investimento, convém explicitar que o peso do investimento no PIB foi de apenas 18,9% em 2023, muito abaixo dos 24% que se verificavam quando crescíamos muito mais. Para além disso, o capital por trabalhador caiu 10% nos últimos oito anos, quando deveria ter subido, sendo uma das principais explicações para a estagnação dos salários.

Esclarecida a necessidade de investir mais, é importante distinguir dois caminhos. O primeiro será atrair novo investimento, sobretudo estrangeiro, que não acontecerá se não concluir que é vantajoso, sobretudo em relação a localizações alternativas. A segunda via será desbloquear intenções de investimento que já existem mas que têm enfrentado os mais variados obstáculos, desde o atraso nos licenciamentos, aprovação de apoios públicos, etc.

A diminuição do IRC é importante no primeiro daqueles caminhos, mas quase irrelevante no segundo. Para além disso, se esta queda da taxa de imposto não for politicamente consensual, não convence os investidores e não atrairá novo investimento. Correr-se-ia o risco de ter o custo da diminuição de receita fiscal sem o benefício de aumentar o investimento e o PIB, o pior resultado possível. (...)

Xadrez. Atenção Peão!


"Quem não vê outro objetivo no jogo além de dar xeque-mate, nunca será um bom jogador".
(Max Euweuem)

"O tabuleiro de xadrez é o mundo, as peças são os fenómenos do universo e as regras são o que chamamos de fenómenos da natureza". (Thomas Henry Huxley)

"Tática é saber o que fazer quando há algo para fazer; estratégia é elaborar o que fazer quando não há nada para fazer". ( Savielly Tartakower)

"Seu objetivo é levar o seu oponente a uma caverna escura onde o único caminho de fuga só tem espaço para um, tecnicamente uma posição desequilibrada".   (Mikhail Tal)