domingo, 13 de abril de 2025

Saiba Como Vai Este País (4)

Os partidos do centro-direita combatem num terreno minado: defender as empresas e garantir que o Estado funciona, apostar no investimento público mas garantir que os impostos não sobem, reformar a administração pública sem tocar nas pessoas, nos vencimentos e nos direitos, oferecer um ensino de qualidade mas exigente e que consiga responder a todos; ser social sem ser assistencialista. Ou seja, ser moderado, pragmático e racional. 

Ora, se nem nas campanhas de álcool a moderação é uma bandeira fácil de vender, na política ainda menos. Um comentador que elogie políticas desta direta moderada tem de estar disposto a ser acusado de ser de direita – um carimbo que quem anda na televisão ninguém quer exibir na testa.

Sérgio Sousa Pinto, um soarista dos sete costados que ainda resiste na defesa do velho PS, é hoje um ícone da direita. Nada podia ser tão estapafúrdio quanto isto. O que Sérgio Sousa Pinto faz na televisão é ser intelectualmente honesto, de resto é de esquerda com muito orgulho. Continuamos, em 2024, a ter de parecer de esquerda para podermos ser considerados moderados. O outro problema é que sound-bytes com as palavras equilíbrio, regular, empreendedorismo não vendem nem servem para cartazes. (Inês Teotóneo Pereira, SOL)

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (95)

 Suicídio americano - A incerteza e a desconfiança estão instaladas. Ninguém sabe o que poderá acontecer depois destes três meses. Aliás, nem depois, nem antes.  (Teresa Sousa, Público)

Noventa dias de pausa, ainda que mantendo uma taxa aduaneira de 10% para toda a gente, menos para a China, podem abrir as portas a eventuais negociações. Não apagam o efeito destruidor da ordem económica mundial do “Dia da Libertação”. 

A incerteza e a desconfiança estão instaladas. Ninguém sabe o que poderá acontecer depois destes três meses. Aliás, nem depois, nem antes. As bolsas continuam instáveis. 

A guerra aberta com a segunda maior economia do mundo, com tarifas da ordem dos 125% para as importações chinesa e com Pequim a responder taco-a-taco, terá um efeito desestabilizador no comércio mundial e consequentemente na economia global. 

Os países europeus e os outros — sejam eles do Sudeste Asiático ou do continente americano — vão começar a tentar encontrar alternativas ao gigantesco mercado americano. Não querem ficar dependentes da China. Alguns, como a Índia ou o Japão, estão em Washington para tentar negociar.

Suicídio americano
O Reino Unido, a quinta economia do mundo, já perdeu qualquer ilusão sobre o “Brexit”. Continuará o caminho para uma cada vez maior aproximação à União Europeia.  (texto na íntegra

Boa Noite !


Na noite de hoje, tire alguns momentos para ouvir os sons da rua, 
para ver o céu e sentir o vento. 
Às vezes, na correria da rotina, 
esquecemos de contemplar tudo aquilo que nos cerca. 
Tenha uma boa noite!