Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Descoberta Abre Caminho Alternativo Ao Tratamento Com Insulina

Investigadores identificaram os mecanismos que são necessários activar para que seja possível que um ser humano viva sem insulina.

Cientistas da Universidade de Genebra (Suíça)estão agora a trabalhar em alternativas para o tratamento com insulina, que representa muitos riscos para os pacientes.

Realizaram experiências com roedores geneticamente modificados para não produzirem insulina. Eles aplicaram leptina nas cobaias, uma hormona que regula as reservas de gordura do corpo e o apetite.


"Com esta descoberta, está se abrindo o caminho para criar uma alternativa ao tratamento com insulina.  Graças à leptina, todos os animais sobreviveram à deficiência de insulina.


Agora é preciso entender os mecanismos através dos quais a leptina afecta o nível de glicose, independentemente do nível de insulina," explicou o professor Roberto Coppari, coordenador da equipe.

Solidariedade Intergeracional É Ter Consciência Do Que Lhes Devemos

O esquecimento, a demagogia, a cassete da austeridade virtuosa (...) é particularmente evidente no corte retroactivo das reformas e na lei chumbada do despedimento de funcionários públicos. Estes reformados nunca viveram acima das suas possibilidades porque, quando nasceram, não havia “possibilidades”. Nasceram num país miserável, onde quase ninguém estudava e os serviços de saúde metiam medo. Foram eles que ajudaram a construir o país mais ou menos decente que ainda temos enquanto não rebentarem com ele de vez.

Solidariedade intergeracional é ter consciência do que lhes devemos e não os tratar como carne para canhão.

Ana Sá Lopes, Ji