sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Mas Que Bagunça É Esta ?!

Esta não é apenas uma situação da Franca. A Alemanha está ingovernável, a Espanha a braços com um governo preso por acordos insustentáveis, e até Portugal, tem algumas nuvens no horizonte dada a falta de apoio parlamentar maioritário.
 
Afinal o que é que se passa na Europa? A tentação de deitar a baixo governos está a tornar-se um hábito, deixando os países vulneráveis e a democracia em perigo. Os políticos europeus pensaram que o euro iria resolver tudo e seria a cola que aguentaria a democracia e os direitos adquiridos. Nada mais errado. As diferenças apenas podem ser resolvidas com integração, desburocratização e competitividade face à China ou EUA, que tem a Europa como mercado alvo. Nos últimos anos não só nos desindustrializámos, como erguemos enormes barreias aos negócios dentro da União Europeia. Só pode acabar mal.     (Pedro Lino, J Económico)    (Ler texto na íntegra)

A Frase (305)

O momento que vivemos parece marcado por uma certa vertigem de mudança à escala global. Em Portugal, o país político, mais que o país real, parece querer antecipar o novo ciclo presidencial, inculcando, uns deliberadamente, outros por ingenuidade, uma certa ideia de presidencialismo, ideia a que a nossa constituição não dá guarida. Espero não vir a ver em Portugal a repetição do que se tem passado em França, isto é, votarmos contra o que não queremos e, não, a favor do candidato com o qual nos identificamos.     (Luís Parreirão, DN)

Na Europa, ao mesmo tempo que o ciclo da guerra levado a cabo com exércitos parece querer terminar, outras batalhas espreitam.

O ciclo de instabilidade afirma-se. A França está há quase um ano sem governo efectivo e a Alemanha, depois de vários tropeções, vai para um processo eleitoral sem expectativas de soluções estáveis.

A União Europeia entra, também, um novo ciclo.

Do mesmo passo os Estados Unidos da América entram num período simultaneamente de incertezas e de certezas, sendo que umas e outras são preocupantes. 

Comunicamos muito, pensamos pouco e não agimos.

Tudo Muda


Nenhum dia é vivido da mesma forma que o outro, nenhuma pessoa é a mesma para sempre,
nenhum amor é o mesmo que foi ontem, estamos em processo de mudança o tempo todo, em tudo.
Aceite isso, reinvente-se, ouse, sonhe, queira, abandone e siga em frente.