Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sócrates e as Trocas e Baldrocas



O primeiro-ministro anunciou hoje, no Parlamento, que vai ser nomeado um novo gestor para o Proder, depois do seu responsável, Carlos Guerra, ter sido constituído arguido no processo Freeport. Este anúncio veio desautorizar o ministro da Agricultura que, no momento em que Sócrates falava, dizia aos jornalistas, fora do hemiciclo, que ainda iria ouvir o funcionário hoje à tarde.

"Tenho é de ouvir o próprio, como é que ele se sente", disse o ministro. Questionado sobre se iria afastar Guerra do cargo, Jaime Silva foi claro: “Admito ouvi-lo e sei inclusivamente que ele me escreveu uma carta. Admito discutir com ele a situação".

Ao mesmo tempo, e respondendo a uma questão do líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, José Sócrates revelou que Carlos Guerra tinha colocadoo lugar à disposição do ministro da Agricultura logo que foi constituído arguido e que a demissão já tinha sido aceite por Jaime Silva.

Como?! Acreditar?! Em ...Quem? ou em Quê?!!


Notícias Soltas - Setúbal





Hoje 900 Anos D. Afonso Henriques


D. Afonso Henriques e o nascimento de Portugal

As razões que levaram ao nascimento de Portugal, a nação europeia que mais cedo demarcou as fronteiras definitivas, têm sido estudadas minuciosamente por muitos autores.
Chegou-se à conclusão clara de que Portugal não resulta de condições geográficas específicas, como uma ilha, por exemplo, nem é o renascer de uma etnia, pois é formado pela fusão de muitas. Desta forma, terá sido uma elite política que construiu a nação, só com os séculos se foi cristalizando o sentimento de ser português no povo; dentro desta linha inclui-se o pensamento de José Mattoso.
Assim sedo, temos de destacar o carácter da élite que formou o País, dado que após oito séculos não tem um único foco desintegrador. Nesta élite, como é historicamente indiscutível, os cavaleiros do Templo tiveram enorme influência.
Uma coisa é certa, todas estas análises têm demonstrado um elevado grau de mistério na origem de Portugal. Este mistério mantém-se , pois não existe ainda hoje uma resposta satisfatória pela razão de todos os restantes 'estados' da Península (Castela, Aragão, Navarra...) se terem reunido, com o tempo , na 'federação' de Espanha, e Portugal ter ficado de fora. Basta olhar o mapa para nos apercebermos do mistério.

Segundo a tradição , D. Afonso Henriques nasceu em 1111 e foi baptizado na Capela de S. Miguel, situada junto ao castelo de Guimarães.

Excertos, Os Templários na formação de Portugal,Paulo Alexandre Loução