Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (256)

 As memórias amargas do governador - Este conflito é muito mais do que um duelo de egos: é um estilhaço de um tempo sobre o qual é preciso saber tudo para, como disse Carlos Costa, evitar que tudo se repita.             (Manuel Carvalho, Público)

O ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa carrega como um fardo o sentimento de injustiça com a avaliação do seu mandato durante um dos períodos mais negros da sua História recente. O livro das suas memórias que o jornalista Luís Rosa acaba de publicar é uma tentativa evidente de reparar esse sentimento. Mesmo que para o fazer recorra a supostas fragilidades de terceiros com quem partilhou as rédeas do poder. 

A Sombra Da Pessoa

 
(...) Uma pessoa não está... nítida e imóvel diante dos nossos olhos, com as suas qualidades, os seus defeitos, os seus projectos, as suas intenções para connosco (como um jardim que contemplamos, com todos os seus canteiros, através de um gradil), mas é uma sombra em que não podemos jamais penetrar, para a qual não existe conhecimento directo, a cujo respeito formamos inúmeras crenças, com auxílio de palavras e até de actos, palavras e actos que só nos fornecem informações insuficientes e aliás contraditórias, uma sombra onde podemos alternadamente imaginar, com a mesma verosimilhança, que brilham o ódio e o amor.
(Marcel Proust)