- Marinha britânica reporta explosões no Mar Vermelho
- Beneficiários do PRR receberam mais 46 milhões até quarta-feira
- Festividades de Natal não terminaram. Wall Street abre em alta na última semana do ano
- Mais de metade da dívida soberana mundial já rende acima de 3%
- Navigator alerta que falta de matéria-prima ameaça sustentabilidade do setor
- IMF – Inflação do Reino Unido caiu para mínimos de 2 anos
- Passe Navegante gratuito para todos os estudantes até 23 anos a partir de janeiro
- Fábricas da Hyundai na Rússia reabrem em janeiro com novo dono
- Dono da Zara adquire dois hotéis de luxo em Maiorca
- Preços da habitação abrandaram crescimento no terceiro trimestre
- Vagas de emprego caem 13%. Algarve regista o maior recuo
- Uma só saúde. O que é e como surgiu?
- Empresas de transporte vão retomar tráfego pelo Mar Vermelho
- Comissão parlamentar turca aprova adesão da Suécia à NATO
- França vai cortar nos apoios à compra de carros elétricosNúcleo de Viana do Castelo apoia 37 pessoas em situação de sem-abrigoPelo menos sete reclusos fogem de prisão brasileira no dia de Natal
- Comissão parlamentar turca aprova pedido de adesão da Suécia à NATO
- Trabalhadores contestam novo acordo de concessão do Porto de São ToméExército ucraniano assume ter recuado para a periferia de Marinka
- Delegação da Casa Branca vai debater novas medidas restritivas com México
- Sérvia autoriza circulação de automóveis com matrículas do Kosovo
- Bolsa de Nova Iorque negoceia em alta animada com corte de juros no 1.º semestre
- Pelo menos 140 mortos em ataque na região central da Nígéria
- Britânicos indicam que Kiev destruiu 20% da frota russa no Mar Negro
- Há mais de 1,7 milhões de portugueses sem médico de família. E anúncio para contratar quase mil médicos arrisca ser mais um “fracasso”
- Segurança Social dá prémio de 1,4 milhões a funcionários que cobram dívidas
- Exército ucraniano assume ter recuado para a periferia de Marinka"A frota russa está cada vez mais pequena". Ucrânia ataca porto na Crimeia e destrói o "grande navio de guerra" Novocherkask
- Incêndio no Hospital de Penafiel já foi controlado. Todos os utentes localizados "Havendo suspeita de crime, a PJ foi chamada". Incêndio no Hospital de Penafiel vai ser alvo de investigação
- Chefe do exército israelita diz que a guerra está para durar "vários meses"Israel diz estar "numa guerra em várias frentes" com ataques "de sete teatros diferentes"
- "Esqueçam quem diz que é para parar - nós não paramos. Até que eles desapareçam", diz Netanyahu às tropas
- "Cena de crime muito violenta" em França. Mãe e quatro filhos menores encontrados mortos na noite de Natal - pai foi detido
- Motorista da Bolt detido por suspeita de violação de cliente em Lisboa
- “Foi-se tudo embora, deixaram-me sozinha.” A solidão também "mata" e há idosos na Baixa de Lisboa que estão "sozinhos no mundo"
- "Comecei por ouvir um barulho e depois senti o chão a tremer. Foi um bocadinho assustador" "Era como uma trovoada prolongada". Como os habitantes de Montemor sentiram o sismo de 4,0
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
Notícias Ao Fim Da Tarde
A Frase (268)
A democracia portuguesa é uma camada fina à flor da pele. O país real não tem relação com o país imaginário da Europa. Sempre distante da história, o país é o paraíso com o sol sem manchas, uma estátua com traços de mau gosto. A realização política é sempre inferior e a obra feita é sempre a sombra escura da obra sonhada. (Carlos Marques de Almeida, ECO)
A democracia de Abril destruiu as pontes e construiu os muros. A democracia portuguesa está transformada numa realidade formal que ainda vai poupando o país às consequências de uma guerra civil que vive nos discursos.
E onde fica o país neste estado democrático? Não fica para além de um apêndice incómodo que resiste pelo voto às soluções políticas perfeitas à esquerda e à direita. O país estagnado que empobrece, que paga impostos, que é razão de ser de um estado permanece à deriva porque ninguém é responsável por nada. O apuramento das responsabilidades políticas não existe na democracia portuguesa. O governo é um passaporte para a impunidade. (...)
No país político bloqueado surge a AD. Uma velha aliança para um novo país. A direita clássica coliga-se para fazer frente ao desconhecido. A solução parece óbvia e saída do compêndio político das soluções testadas. A AD encaixa no espírito do tempo. (...)
Mas que não haja ilusões relativamente às credenciais democráticas dos partidos progressistas.
A democracia de Abril destruiu as pontes e construiu os muros. A democracia portuguesa está transformada numa realidade formal que ainda vai poupando o país às consequências de uma guerra civil que vive nos discursos.
A negação da responsabilidade política divide o país entre o estado e a sociedade e divide a sociedade entre poderosos e dependentes. Para a esquerda tudo são direitos. Para a direita tudo são deveres. A“dialéctica estéril” da responsabilidade política representa o impasse de um país com poucas tradições democráticas, com um estado forte, com uma sociedade civil fraca, um país sem apólice e sem seguro.
Ah, São Coisas Da Vida
Amizade não se compra, encontra-se.
Felicidade não se encontra, sente-se.
Amor não se sente, vive-se.
Expectativas geram decepções.
Lembranças geram saudades.
Pensamentos geram sentimentos e
O amor gera o amor.
Subscrever:
Comentários (Atom)

.png)
