domingo, 3 de setembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde


Os Portugueses Continuam A Sair Do País

Saem de Portugal ou fogem do PS? -  Com uma dívida pública colossal e preconceitos que o PS alimentou, mas que outros países venceram há décadas, a diferença entre o nível de vida em Portugal e na Europa tornou-se impossível de ignorar.    (André Abrantes Amaral OBSR)

Quem é que quer fica? Quem é que quer ficar anos à espera de ser colocado numa escola, e sem saber para onde vai viver no ano lectivo seguinte, quando há um mundo lá fora cheio de oportunidades? Quem arrisca ser médico ou enfermeiro no SNS português, em vez de ir trabalhar com melhores condições e um bom salário para o Reino Unido, Espanha ou a Alemanha? Quem é que, saído da faculdade de direito, se mete no CEJ para ser juíz ou magistrado com a perspectiva de se enterrar debaixo de dezenas de milhares de processos, cuja resolução leva anos? Quem se predispõe a ingressar nas forças armadas portuguesas, quando há militares a alegar falta de condições nos navios? Para quê trabalhar em Portugal, se na Europa se ganha mais e os serviços sociais são melhores? Por que não ir embora, se se chega ao aeroporto com tudo tratado e um emprego à espera? Depois de décadas a recebermos fundos de Bruxelas, os portugueses continuam a sair do país e os números totais da emigração até são superiores aos da década de 60, quando se fugia de uma guerra e tantos saíam a pé e a maioria nem sabia onde ia trabalha.

A Frase (187)

Não há inocentes nesta prisão - Marcelo mostrou as cartas antes das demais apostas: Ao preanunciar a dissolução se o OE não passasse, Belém estendeu uma passadeira à tentação da maioria absoluta. (Sebastião Bugalho, Expresso)

Cumprindo rigorosamente o calendário constitucional, entraríamos hoje em vésperas eleitorais.Assim dito talvez seja insuficiente para reavivar a memória, mas, caso o segundo Governo de António Costa não houvesse sido prematuramente interrompido, a data das legislativas estaria agora para breve: outubro de 2023. As bandeirinhas estariam já na engomadoria e as pastilhas dos carros de campanha em iminente substituição. Como um recluso diante da liberdade condicional, lá rumaríamos às urnas, tentando outra vez.

Sonho É Como Pequeno Pássaro

 
O sonho é como pequeno pássaro
que pousa suave em nossas mãos,
Se o prendemos na gaiola da realidade,
perde o encanto e a liberdade.

Contudo, se abrirmos as portas
e lhe deixamos seguir caminho
e voar, bate alegremente as asas
em felicidade e na magia do canto

Como não somos seres alados,
Nessas asas seguem pousados
nossos olhares sob os montes
e sonhos de espíritos livres.

(Alberto AjAraujo)