Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (122)

 Planear e antecipar tornou-se um desafio maior, por falta de vontade política, ausência de recursos, incapacidade de sustentar as decisões ou insuficiente mobilização para fazer, manter e ajustar.    (António Galamba, Ji)

A generalização das falhas no Serviço Nacional de Saúde não são uma circunstância, até porque têm maior ou menor visibilidade pública e mediática por critérios variáveis, mas uma realidade estrutural, com causas e consequências. A gravidade de uma perda de vida humana por alegada indisponibilidade de respostas qualificadas no acesso a cuidados de saúde não pode ser desvalorizada por ninguém, muito menos por um Presidente da República que ora enche a boca de “Povo”, ora desvaloriza uma ocorrência grave no SNS, enquanto insiste em ser força de bloqueio na consagração da possibilidade legal de recurso à eutanásia.

Marchas 2022 - Madragoa Venceu

 
Madragoa vence Marchas Populares de Lisboa - O bairro da Madragoa venceu a edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa. Alcântara ficou em segundo lugar e em terceiro Alto do Pina (vencedor em 2019)
Alcântara ficou em segundo lugar e em terceiro Alto do Pina (vencedor em 2019), numa edição que regressou após um interregno motivado pela pandemia de covid-19.

Outros 17 grupos competiram este ano: Mouraria, Castelo, Carnide, Bela Flor — Campolide, Bairro Alto, Bairro da Boavista, Penha de França, Lumiar, Belém, Baixa, Campo de Ourique, Alfama, Ajuda, Marvila, Bica, São Vicente e Olivais.

A EGEAC deu conta em comunicado de outras distinções: Alto do Pina e Madragoa ganharam na categoria de Melhor Coreografia e o Bairro Alto a Melhor Cenografia.

O Melhor Figurino foi atribuído a Alfama e Madragoa, enquanto Penha de França e São Vicente foram premiados na categoria de Melhor Letra.

Alfama e Alto do Pina venceram na Melhor Musicalidade, enquanto a Melhor Composição Original foi atribuída a “Corte e Cose” da Penha de França.

O Melhor Desfile da Avenida foi para a marcha de Madragoa.

A Marcha Popular Vale do Açor, a convidada deste ano, abriu o desfile. Seguiu-se a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, em estreia na Avenida da Liberdade, e as três marchas extraconcurso: “A Voz do Operário”, Mercados e Santa Casa.

Quadras De Santo António

 
Alegria como esta
É difícil encontrar
Vestida toda de festa
Lisboa vai a cantar.

Há festa em Portugal
São os santos populares
Da sardinha ao manjerico
Os cheiros andam pelos ares.

Às moças casamenteiras
Recomendo uma oração
Peçam com boas maneiras
O Santo nunca diz não.

Leva o arco e o balão
Salta depois a fogueira
Nos velhos tempos d'então
Era assim desta maneira.

Um manjerico com quadra
Faz parte da tradição
A minha ainda se guarda
Como boa recordação.

Com o Menino ao seu colo
Se apresenta Santo António
Porque setrá? Nunca a solo?
Talvez por temor ao Demónio.

Oh, manjerico bem cheiroso
Pelo regar e por ao luar
Dá-lhe um rapaz bem jeitoso
Para com ela se casar.

Na Marcha do Stº.António
Vou cantar uma trova
Afastarei p'ra longe o Demónio
Criando uma alma nova.
(...)