quinta-feira, 20 de março de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

 Investigação. O que mostram os documentos nunca revelados da Spinumviva - Pareceres e emails internos da empresa da família de Montenegro permitem reconstituir a sua atividade. Juristas dizem ao Observador que provam prestação de serviços — e não estranham valor das avenças.  (Luís Rosa, João Paulo Godinho, Rodrigo Mendes , OBSR)

Jornalistas e comentadores transformaram-se nos grandes defensores da derrota de um dos candidatos às eleições. Nunca, como hoje, assisti a uma tal unanimidade da comunicação social tão profundamente motivada em garantir uma derrota de uma facção política no nosso país.E começo por assegurar que não é seguramente a qualidade e a confiança, ou falta delas, para a liderança do governo de Portugal.

Veremos o que se passará em Portugal, na terra em que todos dizem que o povo é sábio e decide sempre melhor.  (Bruno Bobone,OBSR)

Uma das razões para termos chegado aqui é a opção do Presidente da República de ter alterado a natureza da eleição parlamentar, defendendo que se trata da eleição do primeiro-ministro.
O ano de 2025 está a dar-nos provas de que tanto na política nacional como internacional não é preciso muito tempo para que o que aparenta ser seguro se altere radicalmente.

Ninguém nega já que estamos a viver um período de alteração da ordem política mundial, em que o centro de gravidade geopolítico e económico se desloca do Atlântico para o Pacífico.   (Rui Mayer, J Económico)

Temos o populismo do Chega. E temos o populismo do PS

Temos o populismo do Chega. E temos o populismo do PS. Que Pedro Nuno Santos lance acusações graves não fundamentadas para cima de Montenegro é um populismo nauseabundo que o PS devia repudiar ao invés de praticar.     (Maria João Marques, Público)

A Frase (74)

Terça-feira Trump falou hora e meia com Putin para discutirem um cessar fogo. Mal acabou o telefonema, Putin ordenou ataques aéreos a Kiev e outras cidades ucranianas. Isto tem uma palavra: humilhação      (João Marques de Almeida, ECO)

"Abre-te, Primavera !"


Tenho um poema à espera
Do teu sorriso.
Um poema indeciso
Entre a coragem e a covardia.
Um poema de lírica alegria
Refreada,
A temer ser tardia
E ser antecipada.
Dantes, nascias
Quando eu te anunciava.
Cantava,
E no meu canto acontecias
Como o tempo depois te confirmava.
Cada verso era a flor que prometias
No futuro sonhado…
Agora, a lei é outra: principias,
E só então eu canto confiado."

(Miguel Torga)