Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Esta é a Frase


«A estupefacção é o estado de espírito mais frequente nos portugueses. Há sempre uma novidade fenomenal que faz do País um entroncamento ininterrupto das fronteiras com Espanha até às costas marítimas.(...). Anunciam-se mudanças e fica-se na mesma. Altera-se o que era melhor não mudar. O Portugal surpreendido reage como o Moita Carrasco de uma novela com Nicolau Breyner: "Que mais me irá acontecer?"»

João Vaz,CM

As Novas Oportunidades ... Em Saldo


O primeiro-ministro sempre acompanhou de perto este programa. Ainda em Julho, Sócrates esteve em Matosinhos a entregar certificados de competências a alunos das Novas Oportunidades e considerou o esforço dos formandos um "exemplo para todos os portugueses".

O i tentou comprar um portefólio que dá acesso ao 12.º ano das Novas Oportunidades. Pediram-nos 400 euros.

O programa das NO tem como objectivo "dar a todos os que entraram no mercado de trabalho sem qualificações uma nova oportunidade de melhorarem as suas habilitações ou verem reconhecidas as competências que adquiriram ao longo da vida". Na prática, e no final do processo de certificação, são atribuídos aos inscritos diplomas de conclusão do 9º ano ou do 12º ano. A avaliação é feita através de um Portefólio Reflexivo de Aprendizagem do candidato certificado, que se traduz - segundo a tutela - numa colecção de documentos vários (de natureza textual ou não) que revela o desenvolvimento e o progresso na aprendizagem.

Durante as visitas de acompanhamento feitas pelas ANQ em 2009, onde foram analisados Portefólios Reflexivos de Aprendizagem desenvolvidos por candidatos já certificados, foi "constatado, por vezes, existirem portefólios que integram textos (i. e. trabalhos) retirados integralmente da internet" e que serviram para a certificação dos candidatos.