Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de junho de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase

«É inexplicável que o governo e os dois maiores partidos parlamentares estejam prontos para abrir conflitos entre a política e a defesa. É incompreensível que tal suceda sem motivos aparentes, sem necessidade ou urgência, sem uma história recente de dificuldades, sem a premência da correcção de erros e sem a evidência de melhoramentos.»   (António Barreto, Público)

Em todo este processo, os principais chefes militares nunca concordaram com as escolhas do governo. Conheceram as propostas tarde e a más horas, sem tempo de reflexão e sem quadro de colaboração. O governo achou muito mais importante e urgente obter o acordo do PSD antes de ter o dos chefes militares. Diante das reticências destes, o governo entendeu que não era com eles, mas sim com os deputados, que as discussões se deveriam desenrolar. A clivagem, de que o governo é responsável, está feita. Ainda não se conhece a posição do Comandante Supremo das Forças Armadas, o Presidente da República. Agora, só ele pode travar este erro flagrante.
A crença em que a Defesa Nacional é assunto exclusivamente político e que as Forças Armadas se devem comportar como mero sector interessado é sinistra. A hipótese de passar a considerar os chefes militares como meros consultores é nefasta. A ideia de que a política comanda a defesa é certa: a legitimidade das Forças Armadas, em democracia, vem disso mesmo, do povo e da democracia. Mas vem também da história, das instituições e da responsabilidade dos militares que é única e singular.(ler texto completo)

Sem Destino... Sem Encontro!


Rasgando a neblina os anjos tecem o amanhecer
para iluminar mais um dia.
O sol ainda vai despontar no horizonte
o cheiro de orvalho da terra me renova,
me traz contentamento.
Mesmo vagando em manhãs frias, acinzentadas
me sinto como a luz do amanhecer
aquecida de sonhos e esperança...
E assim vou levando meus dias, todos os dias,
buscando minha liberdade
como o vento que balança as folhas das árvores
sem destino...sem encontro.

(Landbomfim)