Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

 Em décadas, transformámos os remediados em fustigados pela carga fiscal enquanto se afirmam as contabilidades criativas de quem mais ganha e dos que lucram com o funcionamento do mercado, as opções políticas e as insuficiências do Estado, na sua ânsia de acorrer a tudo em vez de ser eficaz no que combate a desigualdade e gera coesão e oportunidades, em todo o território nacional.

Viver o fim de um tempo é o normal no devir da história, mas custa constatar tanta incapacidade para perceber o modo e a circunstância.

Uma maioria absoluta em que não há uma visão estratégica integrada, em que a coordenação política é um logro, em que os protagonistas estão mais focados nas agendas pessoais e na marcação aos outros do que na gestão global do país, em que não se desenleiam das teias da burocracia e das quintinhas para afirmar uma capacidade concretizadora. 

A bandalheira em que o atual Presidente do Brasil transformou uma cerimónia oficial com a presença do homólogo português envergonha qualquer ser civilizado. Não há história ou relação entre povos que não precise de valores e princípios. Há coisas que já não conseguimos reescrever, mas sobre o presente e o futuro terá de ser esse o caminho. Marcelo presta-se a tudo e a ser figurante, num miserável espetáculo.   (António Galamba,Ji)      (ler texto completo)

Dúvida E Crença


A dúvida é um estado de insatisfação e inquietude do qual lutamos para nos desvencilhar e passar para um estado de crença, ao passo que este é um estado calmo e satisfatório que não desejamos evitar ou transformar numa crença em outra coisa. Pelo contrário, nós agarramo-nos tenazmente não só ao acreditar, mas a acreditar precisamente naquilo em que acreditamos. Tanto a dúvida como a crença têm efeitos positivos sobre nós, ainda que bem distintos. A crença não nos faz agir prontamente, mas predispõe-nos a agir de uma certa maneira quando surge a ocasião. A dúvida é desprovida desse efeito activo, mas estimula-nos a investigar até que ela própria seja aniquilada. (...) A irritação da dúvida provoca uma luta para alcançar um estado de crença.

(Charles Peirce)