M Ramires,SOL
Pesquisar neste blogue
domingo, 27 de dezembro de 2009
Esta é a Frase
«Com directas, Cavaco não teria ganho o PSD. Sem directas, Menezes dificilmente teria chegado à liderança»
O Futuro Já Começou?

Bem, talvez, tenhamos apenas chegado ao prelúdio do futuro - da verdadeira e radical mudança, que raramente respeita calendário.
" É curioso como a primeira década do séc. XXI é a imagem invertida da década anterior", diz João Cardoso Rosas, especialista em filosofia contemporânea. "
Foi em 2001, um ano quase tão mítico como 2000, que chocaram com a realidade,violentamente, os sentimentos positivos -( parecidos talvez com os anos que se viveram no início do séc. XX, quando se pensava que não haveria mais nenhuma guerra), foi ali que começou a " década do Inferno", como lhe chamou a revista Time .
"O sentido que os atentados de 11 de Setembro imprimiram à década foi o de regresso ao medo e ao pessimismo. Houve um recuo na democratização, em países que julgámos que se iriam tornar democracias.
Tudo isto teve um clímax em 2008, com a crise financeira. Está-se a verificar um refluxo a nível global", diz Cardoso Rosas.
A História, portanto, não acabou . À crise de segurança e económica, juntou-se "a crise ecológica", o aquecimento global.
Quando começa um século - ou uma década - tem-se esperança de que tudo vá mudar. Mas, o difícil é perceber o que é de facto uma mudança com capacidade para durar, para transformar, e o que não passa de espuma dos dias.
Fonte: "A década em que o futuro começou"Clara Barata, Pública
A Âncora

W. Hohberg (1675) escreveu: "Quando tormenta futura um marinheiro percebe, lança a âncora e amarra-se nela. Portanto, quando uma alma se fortalece no consolo divino, a cruz, nem aflição, nem medo podem movê-la".
Na navegação do Mediterrâneo, a âncora foi o instrumento ao qual já na Antiguidade se atribuía o significado de símbolo dos deuses do mar.
Uma âncora prometia firmeza e segurança; tornou-se portanto imagem da confiança e da esperança.
Portugal precisa urgentemente de uma âncora!
Subscrever:
Comentários (Atom)