terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

PISA 2022. Descalabro. Resultados de Portugal são os piores desde PISA 2006.

Mais um entre muitos!
 Os quase sete mil alunos de 224 escolas portuguesas que realizaram as provas de 2022 obtiveram piores resultados do que os seus colegas em 2018, colocando Portugal entre os países que mais baixaram de pontuação a Matemática, refere o relatório da OCDE hoje divulgado.

PISA 2022. Descalabro. Resultados de Portugal são os piores desde PISA 2006. Em relação ao último PISA 2018, queda de -15 pontos em Leitura, -20 em Matemática e -6 em Ciência. Esta queda (~20 pontos) corresponde estatisticamente a cerca de um ano lectivo inteiro de aprendizagem.

A Frase (255)

A política portuguesa anda à procura de um herói. Depois do fracasso da maioria socialista, não se discutem as causas do colapso de um PS fechado no seu próprio labirinto. Liderado por um camaleão político, o PS desliza para a esquerda, inverte a marcha para o centro, ocupa o vazio político e despreza um PSD destroçado e sem ideias bem longe do poder.
 (Carlos Marqies de Almeida, ECO)

A grande política do PS é o desprezo pelo PSD. A grande virtude do PS é ser um partido fechado transformado pelo poder e só pelo poder. O PS é hoje o partido da santidade em plasticina em que a identidade política se resume em manter o poder. A campanha interna para escolha do novo líder do PS é uma reticência burocrática impulsionada pela ambição dos instalados na vida e dependentes da política. E porque são de esquerda julgam-se intocáveis, ponto final.

Nada É Certo



Ninguém avança pela vida em linha recta. Muitas vezes, não paramos nas estações indicadas no horário. Por vezes, saímos dos trilhos. Por vezes, perdemo-nos, ou levantamos voo e desaparecemos como pó. As viagens mais incríveis fazem-se às vezes sem se sair do mesmo lugar. No espaço de alguns minutos, certos indivíduos vivem aquilo que um mortal comum levaria toda a sua vida a viver. Alguns gastam um sem número de vidas no decurso da sua estadia cá em baixo. Alguns crescem como cogumelos, enquanto outros ficam inelutávelmente para trás, atolados no caminho. Aquilo que, momento a momento, se passa na vida de um homem é para sempre insondável. É absolutamente impossível que alguém conte a história toda, por muito limitado que seja o fragmento da nossa vida que decidamos tratar.

(Henry Miller)