Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Novo Quadro de Leonardo da Vinci ?


Peritos de arte acreditam ter encontrado um novo quadro do pintor italiano Leonardo da Vinci, devido à descoberta de uma impressão digital com 500 anos.

O pequeno retrato, de uma jovem mulher em perfil, foi previamente considerado como um trabalho alemão do início do século XIX e encontra-se actualmente nas mãos de um particular. No entanto, um crescente número de estudiosos sobre o pintor concordam que o quadro é representativo da Renascença, pois tem a sua marca.

A impressão digital foi descoberta no topo esquerdo do quadro, por Peter Paul Biro, um perito em arte forense, através de uma câmara revolucionária multi-espectral. Biro afirma à “Antiques Trade Gazette”, uma revista sobre arte, que a marca é "altamente comparável” a uma impressão digital do pintor no quadro São Jerónimo no Vaticano.

A última vez que esteve à venda, em finais dos anos 90 na Christie's de Nova Iorque, o quadro foi comprado por um coleccionador canadiano por 19 mil dólares. O retrato deverá estar em exibição no próximo ano, na Suécia.

Se o quadro for mesmo de Leonardo da Vinci será a sua única obra feita sobre o pergaminho

Fonte:Público

CDS Precisa de Votos de Ermelo para Ganhar Mondim de Basto


O CDS precisa de ganhar as eleições na freguesia de Ermelo, Mondim de Basto, com 73 por cento, tendo em conta o universo habitual de votantes, para conquistar a sua segunda Câmara nas autárquicas deste ano.

A Câmara de Mondim de Basto, em Vila Real, continua em aberto após o adiamento da votação na freguesia de Ermelo. Mas, perante a tradicional abstenção na freguesia, será difícil que o município fuja ao PS já que o CDS necessita de obter um resultado "recorde".

Em 2005, no último sufrágio local, a abstenção na freguesia foi cerca de 39 por cento. Se a mesma percentagem se repetir este ano, isso levará a que o número "real" de votantes seja de 571, superior à diferença entre os dois partidos mais votados para o executivo municipal (PS e CDS)


Violação Informática Empresas e Organismos do Estado


Segundo o relatório da Trusted Technologies, que conseguiu infiltrar-se na rede GhostNet, os hackers chineses violaram o sistema informático de várias empresas nacionais como a Brisa, a EDP e a Portugal Telecom, para além de organismos directamente relacionados como o Estado, como o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Justiça.

Na rede diplomática, a GhostNet conseguiu interceptar informação sobre o processo de passagem de vistos e pelo menos um ficheiro do embaixador de Portugal na Índia.

Na Justiça, os piratas interceptaram documentos relacionados com o processo eleitoral, passwords da Direcção Geral de Registos e Notariados, ficheiros da PJ e diversos documentos retirados do sistema informático do Ministério.

A empresa de segurança informática diz ter chegado à «assustadora conclusão de que a espionagem realizada pela GhostNet em Portugal conseguiu chegar a organismos cruciais do Estado Português como os Tribunais, tendo existido um infecção grave em diversos organismos que contêm informação valiosa e sensível que teoricamente deveria estar bem protegida».

A Trusted Technologies alerta que « se um hacker pode causar muitos prejuízos, um conjunto de hackers pode paralisar um país ».

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pediu esta terça-feira a suspensão imediata dos sistemas informáticos utilizados pelo Ministério da Justiça .

Fonte: Jornal o SOL

Ainda as Autárquicas em Setúbal


A única freguesia da cidade de Setúbal na qual o PSD ganhava era na freguesia de S. Julião.
Pois desta vez obteve 1985 votos, o PS 2235 , a CDU 1712, o CDS 854 e o BE 519 .
Inscritos estavam 14867 .
Votantes foram 7584 .
E, pasme-se a abstenção foi de 72,83% .
Não é preciso pensar muito para encontrar resposta para tão grande abstenção.


(Negrão quando concorreu a esta autarquia quase ganhava à CDU , isto antes de o desterrarem para concorrer à Câmara de Lisboa ).

Procurar Uma Só Coisa


Desaparecido o fervor de uma monomania, falta uma ideia central para dar significado aos momentos interiores esparsos. Em suma, quanto mais o espírito está absorvido por um humor dominante, mais a paisagem interior se enriquece e varia. É preciso procurar uma só coisa, para encontrar muitas.

Cesare Pavese, in 'O Ofício de Viver'