sábado, 6 de abril de 2024

Baú De Recordações

Com a corrupção e o mau funcionamento da Justiça, complacência sempre, cumplicidade por vezes. E sobretudo a mais desastrada incompetência e a falta de cuidado relativamente aos grandes serviços públicos, especialmente a saúde e a educação. Enfeitiçados pela lenda da sua superioridade moral e política, deslumbrados com projectos ditos de “modernidade” e convencidos de que sabem melhor do que os outros, os socialistas perderam de vista o que melhor podiam e deviam fazer, servir o povo!

É nos grandes serviços públicos, na escola e no hospital, mas também no transporte e na habitação, que se prova e demonstra a qualidade social e a sensibilidade política de um Governo e de um partido. Os socialistas souberam, em seu tempo, derrotar os comunistas e os bloquistas, mas não conseguiram bater as direitas, nem o centro-direita.   (António Barreto, Público

Nota: E, Não! Não esqueceremos.

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (77)

O relatório da Inspeção de Saúde sobre o caso das gémeas e o medicamento de 4 milhões administrado no Hospital Santa Maria levanta vários problemas à credibilidade das instituições. (...) Funcionou a velha tradição portuguesa do jeitinho, com um pequeno problema, as instituições e as pessoas envolvidas.  (Eduardo Dâmaso, CM)

O inquérito transitou para o Ministério Público e as questões que ele coloca, numa perspetiva judicial, obrigam a diligências de recolha de prova no Palácio de Belém, no Governo e em vários computadores e locais no Hospital Santa Maria. Pelo menos. Numa democracia madura, não há nenhum problema. Numa democracia acossada pela pressão da extrema-direita, vai ser interessante perceber se vão ter a lata de continuar a falar de judicialização da política.

Lembro O Passado


Lembro-me do passado, não com melancolia ou saudade, 
mas com a sabedoria da maturidade que me faz projetar no presente aquilo que, 
sendo belo, não se perdeu.

(Lya Luft)