Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os Avanços e Recuos de Marcelo


Marcelo Rebelo de Sousa lamentou (GF na SIC) a divisão dos sociais-democratas e declarou que «o pluralismo interno não é mau, mas tem limites».

«As diferenças que eram doutrinárias e ideológicas são agora pessoais», lamentou.«Já percebi que as pessoas querem ringue [de boxe, satirizou o antigo líder do PSD quando questionado sobre a hipótese de sentar à mesma as diferentes sensibilidades do partido numa cimeira de antigos líderes. «Se querem ringue, eu não vou», afirmou.

Marcelo disse ainda que não iria estar presente na reunião do Conselho Nacional, marcada para esta quinta-feira.

Questionado sobre o «dilema» de escolher entre a liderança do partido e uma candidatura a Belém, no caso de Cavaco Silva não concorrer a um segundo mandato, Marcelo disse ter um «trilema»: «escolher uma coisa, escolher outra, ou não escolher nem uma nem outra».

Fonte:SOL

O dilema de Marcelo é nunca querer correr riscos, e como quem não arrisca não petisca, o mais certo é estar fora de qualquer das hipóteses. Bom, não é bem assim, porque formulou uma terceira hipótese - ficar sossegadinho. Talvez o caminho seja para já, esse mesmo. MRS é demasiado impaciente e crítico para ser investido como líder de um partido. Já como PR, não sei se conseguiria distanciar-se das suas próprias opiniões, o que iria dificultar em muito a sua missão. Por agora, possivelmente vai continuar a avançar e... recuar.



O Cérebro e a Aprendizagem


Um estudo feito com ex-guerrilheiros está a ajudar a ciência a compreender melhor as regiões do cérebro envolvidas no processo de alfabetização. O trabalho, feito por pesquisadores da Colômbia, Espanha e Reino Unido, revela como a estrutura do cérebro altera-se após a aprendizagem da leitura.

A linguagem é uma capacidade unicamente humana. Mesmo sem ser ensinadas ou na ausência de adultos para tomar como base, crianças desenvolvem sistemas linguísticos sofisticados. Mas a leitura é uma habilidade que se aprende e que não se desenvolve sem ensino e prática.

Os autores analisaram imagens feitas por ressonância magnética do cérebro de 20 ex-guerrilheiros que completaram um programa de alfabetização em espanhol. As imagens foram comparadas com as de 22 outros ex-guerrilheiros que não haviam iniciado o programa.

Os resultados revelaram as áreas do cérebro envolvidas no processo de alfabetização. Os autores analisaram também como essas regiões estão conectadas em adultos que aprenderam a ler normalmente, durante a infância.

Os pesquisadores observaram que para quem aprendeu a ler, tanto como adulto como quando criança, a densidade de massa cinzenta (onde ocorre o "processamento" cerebral) é maior em diversas áreas do hemisfério esquerdo do cérebro.

Essas áreas são responsáveis pelo reconhecimento das formas das letras e por traduzir as mesmas em sons e em significados. Ler também aumenta a intensidade das conexões de massa branca (constituída pelas fibras que interligam os neurónios) entre diferentes regiões no cérebro

Segundo os cientistas, os resultados do estudo deverão ter importantes implicações na investigação das causas de problemas como a dislexia. Estudos com indivíduos disléxicos apontaram áreas de redução nas massas branca e cinzenta em regiões que cresceram após a alfabetização.

O novo estudo sugere que algumas das diferenças verificadas em casos de dislexia podem ser consequência - e não causa - de problemas de leitura-

Diário da Saúde


Este País Adiado



Temos um país parado, adiado, há espera há já muitos meses. A dívida é enorme, o desemprego também e por aí fora, entretanto só o tempo muda.

As decisões e os conflitos aguardam o novo responsável por cada uma das pastas, ao fim de várias semanas de governo de gestão. Na realidade, o Executivo está em serviços mínimos praticamente desde as eleições para UE, a que seguiu a pré-campanha para as legislativas e auto-suspendeu decisões importantes para dar margem de decisão ao novo Governo. Agora, todo o país aguarda e o tempo passa e as decisões importantes e urgentes continuam adiadas . Estamos num vazio, o país auto governa-se a oposição entretém-se com questiunculas.

Era uma Vez


era uma vez
um poeta


era uma vez uma casa, era
uma vez um inverno, um sorriso
uma cidade

e depois
era uma vez uma donzela

e o poeta perdeu-se
de encontro a ela

JR,LNC