segunda-feira, 5 de maio de 2025

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (113)

Discurso tremendista? Observem a campanha na sua real dimensão política e vão encontrar uma caricatura de Portugal. Os portugueses são objecto de um discurso político insensível ao movimento do mundo civilizado, um discurso estranho ao progresso que agita as sociedades mais avançadas, como se os portugueses fossem os últimos representantes de um povo ignorante e pobre saído da longa noite fascista ou às portas da nova era populista.  (Carlos Marques de Almeida, ECO)

A mensagem dos partidos aponta para a acção governativa como o grande problema do país. Todos os partidos são geniais em campanha e banais no Governo. O génio que tudo promete fora da realidade, a banalidade de tudo falhar na realidade. A campanha é o grau zero da política transformada em fraude eleitoral.

A política está projectada na disseminação de um ressentimento social que legitima uma visão política única e centrada na sensação de que metade do país explora a outra metade do país – Como se Portugal fosse uma colónia que pertence apenas a metade dos portugueses. Quando o país político exibe sem noção ou escrúpulo uma pobreza política que ofende, celebra-se a festa das eleições como solução para a estabilidade. A estabilidade da pobreza ou a estabilidade da riqueza? 

Debate ...


 Emocionalmente: Estou triste. Mentalmente: Estou cansada. Espiritualmente: 
Estou morta. Fisicamente: Eu sorrio.