Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Incumprimento Selectivo ...

Seja lá o que isto for ...

A dívida grega é agora classificada como estando em “incumprimento selectivo”, de acordo com a notação hoje atribuída pela S&P. Até aqui, a agência de “rating” atribuía a notação financeira de “CC”, que significava "em incumprimento, mas com ligeira margem de recuperação".(aqui)

Mas, também, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira ficou hoje de novo com o rating sob perspectiva negativa por parte da Standard & Poor’s (S&P). A razão (aqui)


  E, entretanto a cimeira de líderes da zona euro prevista para sexta-feira ao almoço foi cancelada devido à "falta de perspectivas" de um acordo sobre o reforço do "poder de fogo" da zona euro.(ler).

Quando iremos sair deste marca passo?

Alguma Esperança Com Muitos Ses ...


Nas exportações estimam-se crescimentos ainda substanciais – 7 e 4% para 2011 e 2012 respectivamente. A redução das importações em mais de 4 e 6% para os mesmos anos será um sinal de ganhos de competitividade relativa interna.


A balança comercial (excluindo energia) tem vindo a diminuir o seu défice para os 7,5 mil milhões de euros no período de Janeiro a Novembro de 2011.


A desalavancagem dos privados tem vindo a suportar uma melhoria no rácio de crédito por depósitos, 140% em fins de 2011 e deverá reduzir para 120% em 2014. Esta melhoria será suportada pelo crescimento dos depósitos, que atingiram os 200 mil milhões de euros em 2011. Este aumento nos depósitos em Portugal (15% desde Janeiro 2010) contrasta com o que aconteceu na Irlanda e Grécia (-15% e -13%). Por cá há confiança na banca apesar de tudo.


O sinal que me dá razões para estar positivo e acreditar que desta vez pode ser diferente são os dados da execução orçamental. Se tivesse seguido tendências históricas, em 2011 teríamos um défice de mais de 10 mil milhões. Os dados mostram que na realidade o Estado executou melhor o seu orçamento passando o défice para os 7 mil milhões. Um travão de 3 mil milhões! (aqui)

O maior calcanhar da crise  : A taxa de desemprego vai subir. Previsões colocam o desemprego nos 14% em 2012/2013, mas com os últimos valores conhecidos é provável que chegue aos 16%.

Destino, Acaso Ou Coincidência

Podemos muito bem, se for esse o nosso desejo, vaguear sem destino pelo vasto mundo do acaso. Que é como quem diz, sem raízes, exactamente da mesma maneira que a semente alada de certas plantas esvoaça ao sabor da brisa primaveril.
E, contudo, não faltará ao mesmo tempo quem negue a existência daquilo a que se convencionou chamar o destino. O que está feito, feito está, o que tem se ser tem muita força e por aí fora. Por outras palavras, quer queiramos quer não, a nossa existência resume-se a uma sucessão de instantes passageiros aprisionados entre o «tudo» que ficou para trás e o «nada» que temos pela frente. Decididamente, neste mundo não há lugar para as coincidências nem para as probabilidades.
Na verdade, porém, não se pode dizer que entre esses dois pontos de vista exista uma grande diferença. O que se passa - como, de resto, em qualquer confronto de opiniões - é o mesmo que sucede com certos pratos culinários: são conhecidos por nomes diferentes mas, na prática, o resultado não varia.

Haruki Murakami