Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Notícias Ao Fim Da Tarde (act.)

>Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

Esta É A Frase

Para o PCP e o BE as pessoas que mais possibilidades têm de poupar são fortemente penalizadas no seu património e no rendimento das suas poupanças. Inevitavelmente a poupança irá diminuir ainda mais.

Em Portugal o consumo privado representa 65% do PIB, enquanto na média dos 28 países da União Europeia representa apenas 57%. Esta situação significa que em comparação com os países da União Europeia, os portugueses estão a gastar a mais, em consumo privado, 16 mil milhões de euros, que deveriam estar a ser aplicados em poupança e em investimento.

Tem sido frequentemente referido pelo actual Governo que o aumento das despesas públicas e do consumo constitui o veículo correcto para se aumentar o PIB e os rendimentos das famílias. É, contudo, uma visão errada pois o aumento do consumo é ineficiente a criar riqueza e a aumentar a produção nacional, uma vez que 40% do seu valor perde-se em importações que irão aumentar o PIB de outros países. O aumento do consumo pode ser útil do ponto de vista eleitoral para o partido do Governo, pois proporciona um aparente aumento de bem-estar, mas em pouco contribui para o crescimento da economia. (continuar a ler)

O Mundo Não Parou ...


O mundo não parou, o relógio continua rodando

Vai começar o outono, 23 de setembro de 2019
Estação das flores em folhas, pra gente acreditar
Que a felicidade está onde queremos vê-la
E pode estar em tudo, até em dias tristes
Por que o outono é assim, como a vida
Nem sempre há flores, mas olhe para o céu...
O céu de outono, nos finais de tarde, é inesquecível