segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (308)

Daniel Kahneman tem uma frase onde diz que “há uma grande limitação da nossa mente: a nossa excessiva confiança naquilo que julgamos saber e a nossa aparente incapacidade para compreender a extensão da nossa ignorância e a incerteza do mundo em que vivemos”. Na verdade, a nossa ignorância é maior do que normalmente supomos, pois tem três componentes: o que sabemos que desconhecemos, o que nem sabemos que desconhecemos e o que pensamos que sabemos. (Maria da Conceição A Silva, J Económico)

Para obter evidências, precisamos de uma abordagem científica na análise de dados e na tomada de decisões, utilizando tanto o raciocínio dedutivo (partindo de uma hipótese e testando a mesma) quanto o indutivo (fazendo análises exploratórias de dados que podem servir de base a teorias). Mas, nos dias de hoje, a própria ciência está em risco.

Já não basta ser um artigo científico – é preciso perceber quem o escreveu e se há interesses económicos por trás da escrita, onde está publicado (há revistas de topo, de qualidade e revistas predatórias – com comportamentos que muito devem à ética). Por esse motivo, nunca como hoje foi tão importante o espírito crítico. Precisamos de colocar as perguntas certas, precisamos dos dados certos e das análises aos mesmos feitas de forma rigorosa, para podermos de facto chegar a evidências.

Vôo

Alheias e nossas as palavras voam.
Bando de borboletas multicores, as palavras voam
Bando azul de andorinhas, bando de gaivotas brancas, as palavras voam.
Viam as palavras como águias imensas.
Como escuros morcegos como negros abutres, as palavras voam.

Oh! alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em
redor de nós as palavras voam.
E às vezes pousam.

(Cecília Meireles)