Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Europa Vai Acordando Aos Poucos ...


... Resta saber se quando despertar de todo não será tarde de mais.

François Hollande, reconheceu este sábado que a França vai ter de rever o objetivo para o défice este ano e acrescentou que o Estado deve avançar com novas medidas de desenvolvimento, sem recorrer à austeridade.

Hollande disse não querer julgar a austeridade imposta em países como "Espanha, Itália, Portugal, Grécia e outros", por considerar que "perante a gravidade da situação tinham, sem dúvida, parte de razão", mas destacou que a sua aplicação "empurrou a economia europeia para baixo".  (ler aqui)

Canotilho Sobre A "Contribuição Especial de Solidariedade"

Imprevisibilidade na vida dos que que nunca pensaram que
depois de velhos lhes retirassem o que levaram uma vida a acumular
com o seu trabalho
O constitucionalista Gomes Canotilho considera que a "Contribuição Especial de Solidariedade" (CES) que o Orçamento de Estado impôs às pensões de reforma é inconstitucional, por se tratar de um verdadeiro "imposto de classe" que atinge apenas os reformados e pensionistas.
O constitucionalista pronuncia-se pela não conformidade com a Constituição da referida contribuição, à luz dos princípios da igualdade e capacidade contributiva, proporcionalidade, unicidade, segurança jurídica, protecção da confiança dos cidadãos e princípio orçamental da não consignação de receitas. (continue a ler)

Não me recordo de tanta trapalhada legislativa como a que tem acontecido nos últimos oito anos. Afinal quem está a cumprir deficientemente as funções que lhe (ou lhes) foram atribuídas? - Com tudo isto, a cada dia que passa, cada vez mais inseguros.