Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de outubro de 2009

Quando Acaba o Jogo?


A instabilidade interna ameaça a vida interna no PSD, a começar pela liderança da bancada. As divisões entre “vices” de Ferreira Leite ficaram evidentes sexta-feira depois de José Pedro Aguiar-Branco ter anunciado que era candidato e horas depois Paulo Mota Pinto ter dito que ele não era a escolha da direcção.

Esta instabilidade – a eleição do líder parlamentar é quinta-feira, no mesmo dia do conselho nacional – poderá ajudar ao clima para acelerar o passo da substituição da líder, cuja autoridade sai afectada por este episódio.

Os potenciais candidatos continuam em reflexão. Marcelo mantém os seus contactos, discretos, com dirigentes e deputados do PSD. O professor está preocupado com a “balcanização” no partido e terá dado sinais de perda de entusiasmo pela corrida, como contaram ao PÚBLICO vários dirigentes laranja. Paulo Rangel, eurodeputado, continua em Bruxelas a exercer o seu “direito à ponderação”, sem afastar uma eventual candidatura. Pedro Passos Coelho mantém agora alguma discrição, mas tem assento no conselho nacional de quinta-feira.

Fonte:Público

Era nos Congressos que os líderes se impunham e mostravam para fora do partido as suas aptidões e capacidade de liderança. O PSD desde que enveredou pelas directas nunca mais atinou. Ao contrário do previsto , quanto mais são as capelinhas mais cozinhados fazem e perde transparência e lisura.
Por enquanto os peões vão-se colocando , no entanto, é preciso acabar depressa com o jogo.

Marcelo e o Saco de Gatos


A poucos dias do Conselho Nacional do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa defende que o partido deve unir-se estrategicamente, como já sucede no plano ideológico. «As pessoas perguntam-se se é um saco de gatos ou se consegue haver unidade», sustentou .

Pois é ... mas serão os que sempre dividiram para reinar que agora vão unir?????!



Rotulagem Não Corresponde ao Teor em Vit C

Uma equipe de farmaceuticos da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), descobriu que os níveis de vitamina C em sucos de frutas e refrigerantes são muito mais elevados do que os indicados pelos fabricantes nos rótulos desses produtos.

A descoberta foi possível graças a uma nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores para determinar o teor de vitamina C nesses tipos de bebidas.

O ácido ascórbico, ou vitamina C, é um antioxidante natural presente em frutas e legumes, e pode ser utilizado como aditivo em sucos, geleias, produtos lácteos e outros alimentos.

A participação dessa substância no sistema imunológico e em outros processos bioquímicos, como a formação de colagénio e a absorção de ferro, é bem conhecida pelos cientistas.

No entanto, altos níveis de ácido ascórbico podem causar diarreia e problemas gastrointestinais, o que faz com que os cientistas procurem saber com cada vez mais precisão o nível da substância nos diversos alimentos.

Agora, o grupo de pesquisadores espanhóis desenvolveu uma nova técnica de cromatografia (processo utilizado para separar e identificar elementos químicos), voltada especificamente para medir com exactidão a presença do ácido ascórbico em sucos e refrigerantes.

Após aplicarem o método, foi constatado que as quantidades marcadas nos rótulos de sucos, refrigerantes e bebidas isotónicas eram muito inferiores ao real. Em amostras de 17 produtos apenas 2 correspondiam ao que era indicado no rótulo .

A Sucessão do PSD na Forja


Ângelo Correia fala assim:

O PSD continua com uma ideia redutora sobre si próprio e a sociedade. Não é suficientemente integrador de todos os seus elementos e não tem feito uma articulação permanente com corpos e estratos da sociedade que foram extremamente relevantes na fundação e obtenção do poder que conseguiu nos anos 80. E, quando se perde essa ligação, o País não projecta no partido o que tem de melhor.

Mas não foi só por isso que o PSD perdeu agora tantos votos?

O PSD fechou-se sobre si próprio numa cultura de aparelho em vez de numa cultura democrática de projecção e de reporte ao exterior. Tal como perdeu a relação com o funcionalismo público, professores, Forças Armadas e de segurança, o mundo agrícola…

Devido à actual liderança?

Não, essa ideia de uma culpabilização exclusiva é um erro, porque o PSD está num processo de autocontemplação excessiva desde há 20 anos. (Pode ler esta opinião de AC na totalidade aqui).


Para Atingir a Serenidade


É importante estabelecer uma disciplina pessoal com o objectivo de nos transformarmos interiormente. Esta disciplina não deve, de modo nenhum, ser imposta do exterior, antes nascer da nossa compreensão das coisas e da consciência dos benefícios que delas retiraremos se optarmos por a aplicar .