Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Alarme A Soar Por Essa Europa Fora . . .

Esta manhã a Alemanha foi ao mercado e só conseguiu colocar 60% da dívida pretendida, no leilão com menos procura desde 1999. Marc Ostwald. do Monument Securities, em Londres, classificou a operação como "um completo desastre". Também hoje os investidores ficaram a saber que a produção industrial alemã caiu mais do que o esperado pelo segundo mês consecutivo, devido à quebra das exportações.

Consequência : A moeda única europeia perde terreno contra as principais divisas do mundo, depois do insucesso da emissão de dívida alemã.
O euro perdia 1,19% para 1,334 dólares, a maior queda em duas semanas.( Económico)

Santuário Rupestre Odemira

Santuários rupestres da Rocha da Hera, um abrigo rochoso com arte rupestre pré-histórica na freguesia de Santa Maria, e à Maceirinha, um santuário rupestre rural do período romano, na freguesia de S. Luís.

Rocha da Hera é a designação local de uma parede rochosa coberta por um manto daquela planta, sob o qual em 2000 foi identificado uma pequena cavidade ou abrigo com um conjunto de gravuras rupestres, o abrigo, também chamado "porta dos mouros" está associado a lendas locais.

Situa-se na margem esquerda do barranco da Tamanqueira. Em meandro importo pelo contorno de um cerro de topo aplanado onde se situa (a 150m do abrigo) uma necrópole de cistas, presumivelmente da idade do Bronze. O abrigo tem forma de uma fenda vertical na base da falésia de xisto, escavada 2m acima do leito da ribeira, sendo o interior um espaço concoidal com cerca de 1,80m de profundidade e 0,8 m de altura máxima. Não obstante o estado fragmentsário das superfícies rochossa do interior do abrigo, foram aí detectadas gravuras obtidas por finas incisões no xisto, em paineis situados no tecto e parede lateral vertical. Destacam-se, entre figuras geométricas, duas representações antropomórficas, em painel central no tecto do abrigo.

E já agora se quer conhecer a lenda leia aqui.

Quer Conhecer O 'Ranking' Dos Melhores E Piores Ministros Das Finanças?

Ora leia:
Mais uma vez, o Financial Times volta a publicar o seu “ranking” para avaliar quem são os melhores - e os piores – ministros das Finanças, considerando um universo um pouco bizarro: 19 países da UE (que integra 27), 13 dos quais pertencentes ao euro (num total de 17).
Eis os critérios:
A classificação decorre da ponderação de três critérios: o político, assente em opiniões recolhidas pelo jornal junto de sete economistas internacionais que julgaram três atributos (conhecimento dos assuntos, impacto das suas opiniões no palco europeu, e eficácia interna); o económico (que combina sete indicadores, entre os quais a recuperação do PIB desde a crise de 2008 e a evolução do défice e dívida públicos); e, por fim, o critério da credibilidade, que o FT assume poder medir-se pela evolução das “yields” da dívida pública a dez anos.

E qual a classificação do Ministro das Finanças de Portugal ?
É o 12º melhor. Está à frente da sua ainda colega espanhola, do francês, do italiano e do grego. Deve a sua boa classificação às qualidades e conhecimento que lhe reconhecem. Se dependesse só se si, Gaspar seria o 5º melhor ministro europeu. O contexto do país é o que puxa para trás. (ler aqui)

A dúvida : o nosso ministro é bom ou mesmo muito bom a conter a dívida, resta saber se este caminho nos vai tirar do atoleiro ou se morreremos da cura - mas isso ninguém sabe. A previsão é difícil, não depende só do que fazemos por cá, os de lá têm-nos na mão,. Só podemos ser livres quando reduzirmos a nossa dívida, até lá tudo pode acontecer. Penso que a ideia do Ministro das Finanças é tentar o mais depressa possível reverter a situação, à custa de um enorme 'aperto' restritivo para libertar-nos o mais rapidamente possível desta enorme asfixia. Falta saber por quanto tempo nós vamos aguentar.

Sem Verdade E Sem Consequência : Inconsequente . . .

O PGR ordena - [mais um] um "inquérito urgente" para apurar responsabilidades na fuga de informação no caso da detenção de Duarte Lima e do seu filho foi ordenado esta tarde pelo procurador-geral da República.(Público)

Suponho que este Sr.Procurador deve estar quase a bater o recorde da abertura de inquéritos.
E a verdade? Onde está que não a encontro?
E as consequências? Quando as conheceremos?
Se não sabemos a verdade, se ignoramos as consequências, só podemos deduzir - inconsequente.

Ou então anda voando à roda de demasiados ninhos   . . . que não são para ser encontrados.