domingo, 11 de junho de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

Saiba Como Vai Este País

Depois do que aconteceu este ano nas celebrações do Dia de Portugal só nos resta exigir a Costa e Marcelo que doravante celebrem o 10 de Junho fora. De preferência longe, muito longe. Só há uma palavra para descrever o que aconteceu nas celebrações do Dia de Portugal deste ano: vergonha. (Helena Matos, OBSR) 

A Frase (125)

A metáfora da árvore que o Presidente usou no 10 de Junho tem tudo para fazer entender, até aos mais básicos, os problemas que esta maioria absoluta nos traz. Os ramos atacados pelo bicho, já mortos mas ainda presos a um tronco crescentemente desenraizado da vontade dos portugueses, têm potencial para fazer apodrecer o resto. A questão é se o que resistiria a uma poda eficaz bastaria para a árvore sobreviver, tendo secado tudo o que é bom num raio de quilómetros.             (Joana Petiz,DN)

Os galhos que se mantêm impolutos - ainda há uns poucos - lutam por se manter vivos e produtivos. Mas quem é que, sendo sério e tendo carreira e provas dadas, aceitaria ser enxertado num governo que se revelou semelhante a uma Macieira da Praia, queimando e intoxicando tudo o que toca?

Se Cada Dia Cai

 

Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.

há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência.

Pablo Neruda (Últimos Poemas)