sábado, 27 de janeiro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde


A Frase (20)

O regresso da sanidade ao processo Marquês - Afinal, a tese de Ivo Rosa, que transformou Carlos Santos Silva em corruptor de José Sócrates, ao arrepio de toda a lógica, era mesmo o que parecia – uma perfeita loucura.
(João Miguel Tavares, Publico)

O regresso da sanidade ao processo Marquês. Durante anos, demasiada gente andou a defender a tese de que Ivo Rosa era o verdadeiro “juiz das garantias”, embora a sua atitude constante em todos os casos de colarinho branco fosse os colarinhos saírem mais brancos do que tinham entrado em tribunal. Passos Coelho disse há dias que a perda de memória em política é fatal, porque a partir daí todos parecem iguais. Mas não é só em política. É em todo o lado, incluindo entre aqueles que comentam nos jornais e nas televisões com uma argúcia selectiva – às vezes são muito inteligentes, outras vezes parecem extremamente lerdos, consoante a matéria em causa e as amizades em jogo.

Temos De Ser Mais Humanos

 

Abram os olhos. Somos umas bestas. No mau sentido. Somos primitivos. Somos primários. Por nossa causa corre um oceano de sangue todos os dias. Não é auscultando todos os nossos instintos ou encorajando a nossa natureza biológica a manifestar-se que conseguiremos afastar-nos da crueza da nossa condição. É lendo Platão. E construindo pontes suspensas. É tendo insónias. É desenvolvendo paranóias, conceitos filosóficos, poemas, desequilíbrios neuroquímicos insanáveis, frisos de portas, birras de amor, grafismos, sistemas políticos, receitas de bacalhau, pormenores.

É engraçado como cada época se foi considerando «de charneira» ao longo da história. A pretensão de se ser definitivo, a arrogância de ser «o último», a vaidade de se ser futuro é, há milénios, a mesmíssima cantiga.
Temos de ser mais humanos.

(Miguel Esteves Cardoso)