Pesquisar neste blogue

sábado, 17 de dezembro de 2011

Sabe O Que Acontece Ao Seu Cérebro Enquanto Está A Ouvir Música ?


... Fica Iluminado

Um estudo inovador revelou pela primeira vez como grandes áreas do cérebro, incluindo as redes neurais responsáveis pelas ações motoras, emoções e criatividade, são activadas quando se ouve música.


Os efeitos da música sobre as pessoas sempre foram mais assunto de poetas e filósofos do que de fisiologistas e neurologistas.
Mas os exames de ressonância magnética permitem gerar filmes que mostram como os neurónios "disparam", literalmente iluminando cada área do cérebro nas imagens produzidas na tela do computador.


A música activa muito mais áreas do que as relacionadas com a audição.
Por exemplo, o processamento dos impulsos musicais acciona também áreas do cérebro responsáveis pelo movimento, o que dá suporte à ideia de que música e movimento estão intimamente relacionados.

As áreas límbicas do cérebro, associadas às emoções, estão também envolvidas no processamento do ritmo e da tonalidade.
Já o processamento do timbre depende de activações da chamada rede de modo padrão, associada com a criatividade e com a imaginação.

Além do interesse científico, estas informações são valiosas para compositores, que poderão "trabalhar" as suas melodias dependendo da emoção que querem transmitir com suas músicas.

(Fonte: DS)

Cesária Évora Deixa . . . Saudade

A Força Da Razão Está Onde Ela Não Está . . .

Uma verdade só o é quando sentida - não quando apenas entendida. Ficamos gratos a quem no-la demonstra para nos justificarmos como humanos perante os outros homens e entre eles nós mesmos.


É necessário substituirmos toda a aparelhagem de que nos serviríamos e já não serve. Surpresos olhamos quem fomos porque já nos não reconhecemos.
Atónitos perguntamos como foi possível?, quando, onde, porquê?, ao espanto da nossa transfiguração, ao incrível da cilada que nós próprios nos armámos, mesmo quando foi a vida que a armou; porque tudo quanto é da vida, e dos outros, e dos mil acontecimentos que quisermos, só existe eficaz e real quando abre em evidência na profundidade de nós. Como aceitar assim a força da razão, se a força dela está onde ela não está?

Vergílio Ferreira