terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (266)

Um PS novo ou um novo PS? Nada parece lógico nestes tempos de incerteza. O PS é um oceano de taticismo e um iceberg de esquerdistas. O PS é um iceberg centrista e um oceano de oportunistas. O que parece estranho é que não se percebe que PS é este que um dia foi o pêndulo do regime e hoje habita uma zona flutuante sem identidade.   (Carlos Marques de Almeida, ECO)

O novo PS ou o PS novo é uma versão “frankenstein” entre o fanatismo à esquerda e o oportunismo ao centro para se tornar uma espécie de “partido institucional revolucionário”. Dominante e dominador, o PS pretende colar-se à sociedade e impor as hierarquias, porque só o PS se pensa democrático e só o PS garante a democracia.      

É do domínio político comum que é “mais fácil negociar com um oportunista do que negociar com um fanático”. O PS está hoje nessa zona de ninguém em que pretende ser fanático e oportunista ao mesmo tempo sem vender a alma aos deuses da política. Só que o PS já não tem alma pois o primeiro-ministro Emérito vulgo Costa vendeu-a para garantir o poder numas eleições que afinal perdeu depois de uma “traição”. Este tacticismo oportunista vem mudar a natureza do regime.  (...)

Quase Tudo Neste Mundo É Impermanente


Quase tudo neste mundo é impermanente. Nada nos pertence porque não somos daqui.Quem não sabe viver, adia o instante e perde esse dom. Nesta vida, adiar é perder. Aqui e agora temos o dever de pedir e de agradecer, também o de abraçar e o de deixar ir... o de aprender a viver nesta tempestade de razões e emoções.

Dar é viver e reter é morrer. Mas nem todos são capazes de viver de forma plena, porque muitos são os que não compreendem que a vida se vive em marés de apego e desapego. Mantendo os braços bem abertos... para abraçar, mas também para deixar ir... como se o peito fosse uma janela... por onde importa que a luz, o ar e os outros encontrem caminho...

(José Luís Nunes Martins)