sábado, 6 de janeiro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Os Congressos Deixaram De Ser Locais De Debate E Confronto.

Em geral, os congressos partidários deixaram de ser locais de debate e confronto. Ainda menos de reflexão. São agora, ainda por cima com a eleição directa e prévia do líder, liturgias de consagração. Deste congresso, nada resultará. Já se sabe o essencial. O objectivo é o de preparar a campanha, trocar números de telemóvel e mostrar-se ao eleitorado. O futuro destes socialistas, com a nova direcção, ser-nos-á servido logo a seguir às eleições de Março. Para já, de uma coisa podemos estar certos: o PS é capaz de tudo(António Barreto, Público)

Os socialistas são, inequivocamente, os autores e os principais responsáveis pelo SNS, Serviço Nacional de Saúde, mas são também eles que presidem, no momento actual, ao período do seu maior declínio. Tudo fizeram para tornar compatíveis as duas medicinas, as duas saúdes, a pública e a privada, mas acabaram por se desentender com ambas! (...)

Favorável, retoricamente, à integração de estrangeiros imigrantes, tudo faz e deixa fazer para o progresso multicultural dos “guetos” e das comunidades segregadas.

Considera-se traído por todos os seus aliados. Foi derrotado no Parlamento pela esquerda e foi derrubado pela direita. Perdeu com a direita, mas com a cumplicidade e a ajuda da esquerda. Foi derrotado em Belém por presidentes que tinha ajudado a eleger.  (ler texto completo)

A Frase (4)

 
Tento ser optimista mas, por mais que me esforce, continuo a pensar que há qualquer coisa que não está a funcionar nesta democracia.Da maneira que as coisas estão, arriscamo-nos a ter uma maioria de eleitores no centro direita e direita, mas um governo de esquerda, se fôr desse lado do espectro político que estiver o partido mais votado. Resultado: uma grande confusão!   (falcão, A Esquina do Rio)

Em muitos países, como na Bélgica ou em Itália, situações destas acontecem sem que daí venha mal ao mundo. Aqui, se suceder, vamos ver como as coisas correm. Talvez então alguém se lembre que, 50 anos depois do 25 de Abril, pode ser boa ideia adequar a Lei Eleitoral aos tempos actuais, evitar um desperdício de votos tão grande como tem acontecido - criando finalmente um círculo único de compensação que corrija as distorções do método de Hondt. Mas confesso que tenho dúvidas que os políticos de serviço, seja em qual dos grandes partidos estejam, se mostrem interessados em mudar alguma coisa de relevante. São retrógrados no pensamento político, presos de ideias feitas, gostam mais de olhar para o passado, do que encontrar caminhos para o futuro. Adoram romancear o que aconteceu e fogem de criar condições para mudanças e novas soluções. 

A Cura Para O Tédio ...


 “A cura para o tédio é a curiosidade. Não há cura para a curiosidade.”

(Dorothy Parker)