Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A Sonda ExoMars Está a Chegar Ao Planeta Vermelho

ESA via OBSR
Daqui a pouco, quando o relógio marcar as 16 horas e 40 minutos em Portugal, a missão ExoMars 2016 vai começar a aterrar em Marte com o objetivo de descobrir se alguma vez houve vida no planeta vermelha. É um passo histórico para a História da exploração espacial: é a primeira vez que uma agência espacial que não a norte-americana NASA (neste caso, a europeia ESA e a russa Roscosmos) chega a Marte.

Pode acompanhar a fase de aterragem no vídeo em streaming disponibilizado pela ESA aqui.Esta é a primeira parte de um projecto de exploração na área da exobiologia – o estudo da possibilidade de existir vida fora da Terra – organizado pelos países europeus associados à ESA, em parceria com a Rússia. Esta tarde, sete meses depois de deixarem a Terra, dois instrumentos importantes vão chegar à superfície marciana. Um chama-se Trace Gas Orbiter (TGO) e vai procurar evidências da existência de metano e de outros gases atmosféricos que possam ter origem biológica, bem como estudar os processos geológicos do planeta. O outro chama-se Schiaparelli e será um teste à tecnologia de ponta que possa contribuir para missões futuras a Marte. Daqui a quatro anos, dá-se início à segunda parte do projeto: enviar um Rover com instrumentos dedicados à exobiologia e a investigação geoquímica; e instalar uma plataforma científica na superfície.(continuar a ler)

PS E Dores Meira (PC) De Candeias Às Avessas Em Setúbal


O PS reagiu ontem às declarações de Maria das Dores Meira – sobre as “reservas” da ministra do Mar ao projecto da Marina de Setúbal da empresa Macau Legend – considerando que as palavras da autarca comunista de Setúbal são graves e irresponsáveis.(continuar a ler)

Cada Dia Sem Gozo Não Foi Teu

Cada dia sem gozo não foi teu
Foi só durares nele. Quanto vivas
Sem que o gozes, não vives.

Não pesa que amas, bebas ou sorrias:
Basta o reflexo do sol ido na água
De um charco, se te é grato.

Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
Seu prazer posto, nenhum dia nega
A natural ventura!

Ricardo Reis