terça-feira, 5 de novembro de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Corrida Presidencial Dos EUA

Para o resto do mundo, a interpretação mais popular da corrida presidencial dos EUA é que Kamala Harris representa a continuidade e Donald Trump, o caos.

A Bloomberg News analisou o clima em todos os fusos horários e o sentimento predominante do establishment do Grupo dos Sete aos aspirantes a potências do Sul Global é de cautela e pragmatismo. O mundo está fixado no resultado da votação desta terça-feira.

Se você é um inimigo histórico como a Rússia tentando reconstruir a órbita soviética, uma relíquia do "eixo do mal" como o Irã, ou um candidato à influência global como a Índia, a visão de que os melhores dias dos Estados Unidos já passaram é uma oportunidade a ser explorada.

Tropas norte-coreanas estão na Rússia lutando em sua guerra contra a Ucrânia, diz Kiev. A Índia está sendo acusada pelo Canadá de assassinar um separatista sikh em seu solo. A China está fornecendo apoio a Moscou em meio à sua guerra na Ucrânia e pressionando mais no Mar da China Meridional. Em cada caso, a sensação é de que os EUA não podem ou não farão muito para impedir isso.

Embora esteja presa perto das políticas de Biden, Harris é vista como uma geração diferente, menos mergulhada no atlantismo da Guerra Fria. Alguns na Europa a consideram uma californiana; mais sintonizada com o Vale do Silício e potencialmente mais interessada no Indo-Pacífico, onde ela também tem raízes familiares.

Diplomatas observam que conter a China é uma questão rara em que democratas e republicanos concordam.   

Flavia Krause-Jackson , Gerard DiPippo (Bloomberg Economics) e Eleonora Mavroeidi. (Ler texto íntagral em Bloomberg Economics.

A Frase (277)

Espanha chora os seus mortos em Valência por cima dos escombros de um país. O povo desespera na luta contra a lama. Procura os seus mortos e faz contas a um difícil recomeço. Toda a Espanha vive o trauma de Valência. A Espanha política, da esquerda à direita, pelo contrário, mostra a miséria moral em que caiu.  (Eduardo Dâmaso, CM)

A anacrónica monarquia ouve o povo, recebe os insultos, deixa uma palavra de ânimo. Os políticos da República fogem do povo. Tratam da sua rivalidade destrutiva, como se tivesse algum significado num naufrágio coletivo. Não percebem que as culpas da falta de alerta, do atraso do socorro são de todos. De Madrid a Valência. São o resultado de um país fragmentado pelos nacionalismos, dominado pelo ódio entre o centro e as periferias.

De Passarinhos ...


Para compor um tratado de passarinhos
É preciso por primeiro que haja um rio com árvores
e palmeiras nas margens.
E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos
goiabeiras.
E que haja por perto brejos e iguarias de brejos.
É preciso que haja insetos para os passarinhos.
Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis.
A presença de libélulas seria uma boa.
O azul é muito importante na vida dos passarinhos
Porque os passarinhos precisam antes de belos ser
eternos.
Eternos que nem uma fuga de Bach.

  (Manoel de Barros)

            *  O poema explica que devemos encarar a natureza como um todo, um conjunto de elementos que estão interligados.