Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Preso Por Ter Submarinos Preso Por Não Ter ...


O Governo tem algumas dúvidas que são objecto de parecer pedido ao CCPGR. Se o parecer for positivo em relação às questões em dúvida, o Governo vai ponderar anular os contratos de compra, mas se isto se concretizar outra polémica se abrirá.

' Desistir da capacidade submarina não faz sentido, porque temos uma área de mar equivalente a toda a Europa cuja segurança tem de ser garantida. Se não formos nós serão outros', diz uma fonte da Marinha. ' E desistir apenas de um submarino é a mesma coisa que não ter nenhum'.

Mas, a anulação dos contratos pode ter outras implicações, como chegou a ser sugerido por um dos administradores da Ferrostaal, a empresa que negociou as contrapartidas no âmbito do consórcio alemão - ' a profunda preocupação' manifestada pela Volkswagen (que tem uma ligação à Ferrostaal) que como sabemos é dona da Autoeuropa.

O ministro Santos Silva diz ao Expresso não ter razão para por em causa a boa fé das partes com quem realiza contactos, mas, digo eu, nunca fiando.

Também o SOL online refere que em declarações à agência Lusa, o antigo chefe de Estado Maior da Armada (CEMA), cujo mandato (entre 1997 e 2002) coincidiu com o lançamento do processo de renovação da capacidade submarina, antevê consequências económicas para o país caso se verifique uma «não concretização de um contrato assumido pelo Estado português», devido à participação de 30 por cento da Volkswagen na Man Ferrostaal, uma das empresas do consórcio alemão vencedor do concurso, o German Submarine Consortium (GSC).

Para Vieira Matias, Portugal pagaria «amargamente uma negação do contrato, com certeza até com o fechamento de grandes empresas de capital alemão», apontando a fábrica da Autoeuropa, em Palmela, como exemplo.

São luvas, são imbróglios , São mentiras, são suspeitas .... Isto É Que Está Um País !

Reservas, Muitas Reservas


As escolas vão poder transformar em semestrais disciplinas como História ou Ciências, até agora anuais, no 3º ciclo do ensino básico. As associações de professores de algumas áreas já manifestaram reservas - só pode . Em relação à História, nomeadamente de Portugal, os jovens já pouco sabem e ainda querem reduzir as a horas lectivas?! E... Ciências ? - que é uma disciplina imprescindível a uma grande número de cursos - como medicina, farmácia, enfermagem, bioquímica,biologia e a muitos outros.
Dizem que as alterações ao currículo ainda estão em estudo, é bom que estudem bem, para que depois não tenham mais uma vez de voltar atrás.

Aquilo Era Uma Bomba Ao Retardador - Submarinos

Pouco antes de Durão Barroso chegar ao Governo, Miguel Sousa Tavares foi convidado para um almoço no Alfeite, onde estavam presentes também ele e o professor Adriano Moreira. O assunto era uma sensibilização dos representantes da 'sociedade civil' para a necessidade da Armada de adquirir novos submarinos. O Almirante chefe de Estado-Maior explicou os seus pontos de vista, Adriano Moreira, foi inconclusivo, Durão Barroso, disse se quisessem os submarinos tudo bem, se não quisessem também estava tudo bem. MST, afirmou que não via utilidade alguma para o país.
Mais tarde quando Durão Barroso chegou a primeiro-ministro e Paulo Portas foi nomeado ministro da Defesa, este, contou ao MST que o primeiro dossiê que tinha encontrado em cima da mesa, no primeiro dia de trabalho, era o processo dos submarinos, que já só esperava assinatura final do ministro. Paulo Portas desconfiou e resolveu estudar o dossiê, antes de assinar. MST, diz que não pode contar o que PP lhe contou, mas diz que o que pensou foi: «Aquilo Era Uma Bomba Ao Retardador, Que, Fizesse Ele O Que Fizesse, Indo Em Frente, Mais tarde Ou Mais Cedo Lhe Ia Explodir Nas Mãos»

Fonte:Miguel Sousa Tavares,Expresso

Ora agora digo eu ... ora agora dizes tu - e nós ... assistimos


Instituições De Solidariedade No Limite Da Capacidade De Ajuda

Cada vez mais instituições a pedir ajuda, mais alimentos solicitados, mais famílias a implorar comida, mais famílias ajudadas.
Todos os bancos têm listas de espera de IPSS que querem receber alimentos, mas em 2010 só os pedidos urgentes serão atendidos,como vai acontecer em Setúbal, onde uma em cada sete pessoas vive sob ameaça da pobreza. Apesar do banco alimentar não distribuir bens directamente, muitas famílias recorrem aí, em desespero. Os mais pobres surgem nos armazéns. A classe média manda um e-mail ou telefona. Também das escolas vêm pedidos, através das associações de pais. Isabel Jonet afirma que há relatos de casos de miúdos que passam fome e que atinge já mais escalões do que a acção social.

Fonte: Expresso

Era Só O Que Faltava - Um Motim Na Prisão

Presos do Estabelecimento Prisional de Coimbra Revoltaram-se.
E amanhã o que irá mais acontecer ? ... Talvez mais perdões de penas, mais benevolência para os prevaricadores e já agora mais umas quantas amnistias.

(actual.1) Três carrinhas do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais entraram esta tarde no Estabelecimento Prisional de Coimbra. Um recluso diz que está a decorrer "um motim", mas o Ministério da Justiça garante que "a situação está sob controlo.

(actual.2) Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra recusaram esta sexta-feira entrar nas celas após o almoço em protesto pela qualidade da alimentação e alegada falta de cuidados médicos. A situação já está normalizada.