Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de março de 2022

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (49)

O que se está a passar na Ucrânia é a confirmação de que ali há uma Nação projetada para o futuro e não apenas um Estado formado por exército, burocracia, edifícios majestosos. Se fosse apenas um Estado, a Ucrânia ter-se-ia pulverizado nas primeiras horas da invasão.A invasão confirmou que a Ucrânia é e será uma Nação, mesmo que seja arrasada até à última pedra e chacinada até ao último combatente.                                                                                                             (José Miguel Júdice, Expresso)

Nesse sentido Putin reforçou a nação ucraniana, que negava e que ele pensava ser uma construção artificial. Poderia até ser, pelo passado. Mas a invasão reforçou ou criou a Nação projetada no futuro, pelo que ao invasor se pode dizer a palavra de S. Paulo na sua 1ª Epístola aos Coríntios, “morte, onde está a tua vitória?”.

Angélica - Polianthes tuberosa


A Angélica Simboliza pureza, harmonia, união e paz

Nomes Populares: Angélica, Angélica-de-bastão, Angélica-dos-jardins, Jacinto-da-índia, Tuberosa
Família: Agavaceae
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Angélica

As flores são muito curiosas, pois florescem antes do final do Verão e duram o Outono inteiro.

Outra das características que torna esta flor especial é o facto de ter um perfume simplesmente delicioso. Os astecas chamaram-na “Omixochitl “ que significa “flor de osso”. A planta tem um lugar de destaque na cultura e na mitologia indígena. As flores são usadas em cerimônias de casamento, guirlandas, decoração e vários rituais tradicionais. De acordo com Manfred Mayrhofer, o termo "nardo" tem origem na palavra indo-iraniana "narda", que significa caniço, relacionando-se à palavra: nartik נרתיק - "bainha". Daí derivou o termo aramaico: נרדא lardu acadiano (de mesmo significado), e o hebraico: נרד. No latim antigo temos: nadah e nalah (caniço) que evoluiu para: naladam (nardo). É possível que o termo seja uma adaptação ao sânscrito do grego: νάρδος (nardos).