Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de outubro de 2009

O Tango Património Imaterial da Humanidade

O Tango passou a ser Património Imaterial da Humanidade .

Esta decisão foi tomada numa convenção em Abu Dhabi

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés . Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, no seu começo era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou aos seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceite "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi-se desenvolvendo e adquirindo um sabor único.

Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção e o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o género foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, que lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenómeno de massas que o engendrou, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificativo da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo Buenos Aires.


É Insólito Mas É O Que Acontece

Já não era a primeira vez que a advogada brasileira, com carteira profissional emitida pela Ordem dos Advogados portuguesa, comparecia na delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a representar cidadãos em situação irregular no País. Até que os inspectores decidiram averiguar se a própria advogada estaria legal. A descoberta foi surpreendente: a advogada não tem autorização de residência, mas isso nem é requisito para a obtenção da carteira.

O número de casos idênticos levou o SEF a enviar um ofício/alerta à OA. No documento - a que o DN teve acesso - o SEF dá conta que "nos últimos meses" e em "vários departamentos" têm verificado situações de advogados com carteira profissional, mas com a situação não regularizada em território nacional. Chegando ao "caricato" de existirem advogados em situação ilegal no País a representarem cidadãos que querem ver a sua situação regularizada.

Fonte: DN


Os Golfinhos do Sado


O declínio da população de 25 golfinhos residentes no estuário do Sado, mais de metade de idade avançada, mobilizou os ministérios do Ambiente, Defesa e Transportes e Obras Públicas que se reuniram à volta de um Plano de Acção que se quer de implementação imediata. O documento foi publicado ontem em Diário da República.

Sr. Contente Diga À Gente Como ... Chama a Isto?


A vinda de médicos cubanos para alguns centros de saúde do Sul do país está a provocar confusão no Alentejo. A equipa de clínicos portugueses que trabalha em Odemira diz ter sido surpreendida quando lhe foi revelada a carga horária dos cinco colegas vindos de Cuba ao abrigo de um acordo celebrado com o Estado português - 64 horas por semana.

O presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos, Pedro de Vasconcelos, lamenta que a Administração Regional de Saúde do Alentejo ainda não tivesse respondido às questões que colocou sobre o enquadramento e a competência profissional dos 44 cubanos contratados para o Sul do país. Como não dispõe de dados oficiais, não subscreve as informações veiculadas. Mas, "pelo que ouvimos dizer entre colegas médicos, [a situação dos clínicos cubanos] pouco menos será que escravatura".

Do salário mensal global de mil euros, cerca de 380 euros ficam na posse dos médicos cubanos, e só 38 euros é que são enviados para as suas famílias.

Fazendo as contas com base na carga horária dos médicos cubanos face à contratação colectiva em vigor, estes deveriam receber um "salário mensal de seis mil euros", sustenta Pedro Souto. "Os médicos portugueses foram chutados do trabalho extraordinário", lamenta, exigindo à tutela contratos de trabalho "sérios" e que "não violem a lei".

Se não é exploração ... então que nome lhe dá?! Aproveitamento?



Pensamento

«A religião envolve a prática de métodos e maneiras de agir que levam à serenidade, à disciplina, ao despojamento alegre e ao autocontrole. Deveria ser observado que, em geral, o corpo, a fala e a mente desatentos estão na origem de todas as situações danosas e antiéticas. Conseqüentemente, é natural pressupormos que a pacificação, o treinamento e a submissão das atividades físicas, mentais e verbais sejam de fundamental importância. »

(Dalai Lama, O Livro de Dias, Sextante)