Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de outubro de 2010

Ética, Responsabilidade, De Quem?

 O Presidente da República, Cavaco Silva, apelou hoje à “ética da responsabilidade” para ajudar Portugal a ultrapassar as dificuldades que atravessa.

 Portugal será a pior economia da UE até 2015 - avisa o FMI. É o país que vai crescer menos, que terá o pior défice orçamental e externo da zona euro e uma das taxas de desemprego mais elevadas. Até a Grécia estará melhor.

Quem nos conduziu a esta situação iludindo os portugueses  incentivando gastos com promessas de prosperidade? Quem não tomou as medidas urgentes que o país necessitava na altura própria ? - Este Governo chefiado por José Sócrates.

Então agora o PR vem apelar à ética e à responsabilização - de quem?
Responsáveis serão aqueles que de algum modo contribuírem para o arrastamento da situação vigente mantendo este Governo sem crédito que nos tem arrastado para um ponto sem retorno a curto e médio prazo?
Sabemos que os próximos anos vão ser complicados. Mas, é preferível dois ou mesmo três anos difíceis geridos por alguém em que  possamos confiar a continuarmos a empobrecer não sabendo por quanto tempo por ineficácia e desperdício de um governo despesista e prepotente.

O Peso Excessivo da Intervenção Governamental Directa e Indirecta ...

... Na Vida Das Instituições

Portugal é o país onde não se faz nada se o Governo não quiser. É o único país do mundo em que é o Governo que faz um acordo com universidades estrangeiras ( como fez com o MIT). No resto do mundo, as universidades acordam umas com as outras. As nossas instituições vivem na dependência de um despacho, um ofício, um telefonema ou um recado que se transmitiu numa cerimónia. Deviam ser mais livres, ter mais autonomia e ser responsabilizadas por isso.

António Nóvoa, Reitor da UL

Nota: Esta é a rede de ensino superior : 15 universidades e 15 politécnicos públicos - num país como o nosso é uma barbaridade.

Uso de Drogas Não É Determinante na Prática de Crimes

O uso de drogas ilícitas constitui uma das grandes preocupações das sociedades modernas. Se em vários países esse consumo tem diminuído, em outros, ele é crescente.
Por sua vez, o progressivo aumento da criminalidade tem sido imputado aos usuários de drogas psicoactivas (SPA).

Um novo estudo mostra que ser usuário ou dependente de substâncias psicoactivas - como o álcool, solventes, maconha, cocaína, crack - não se mostrou determinante na prática de crimes. Mas, o comportamento criminoso é prevalente em consumidores de drogas que sofrem de Transtorno de Personalidade Antissocial.
É o que revela pesquisa orientada pela professora Renata Cruz Soares de Azevedo e realizada pela psiquiatra Karina Diniz Oliveira, realizada na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Esta É A frase

Agricultura
« Se fosse ministro não dava dinheiro dava feno »

autarca do Soajo
Nota: (Ler Aqui)

A Loucura

Como é que se explica que nós sejamos seres dotados de razão, enquanto a nossa sociedade é tão ligada à loucura?

Como as pessoas que tem toda a sua razão podem agir como se estivessem loucas e acreditar nas idéias loucas que a sociedade lhe impõe?

Nós podemos encontrar uma resposta com aqueles que perderam a razão.

O que é que os deixou loucos?

As pessoas ficam assim quando não chegam a criar uma relação funcional e prática com a sociedade e com a realidade.

O que eles fazem?

Eles criam uma sociedade que é uma realidade para eles.

Eles ficam loucos para não perder a sua razão.

A sua loucura é a explicação que eles dão para a loucura que eles encontram no mundo.

Edward Bond