- Rota aérea Bragança-Portimão vai ser retomada
- Renamo reabre sedes entre insultos e pancadaria
- Ciclista atropelado em Lisboa é Pedro Sobral
- Militar hospitalizado após incidente com arma
- Quem vai recolher o lixo do Natal em Lisboa?
- Violência doméstica. Só 13% são condenados
- Moedas: oposição partidarizou operação policial
- Onde estão as mulheres arquitectas?
- Oficiais de Justiça: proposta para carreira é "gozar com quem trabalha" e voltam à luta
- Ligação aérea entre Bragança e Portimão vai ser retomada
- Opel Grandland. Grande até no nome!
- Morreu Pedro Sobral, presidente da APEL
- Heranças, mais-valias e IRS. Entenda o que se passa em dois minutos
- Explicador: Heranças, mais-valias e IRS
- Terreno, dividendos, PPR. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
- Mais u m súbdito do reino da cerveja10 gadgets cheios de estilo para dar e receber este Natal
- Reator nuclear mais potente de França ligado
- Oficiais de Justiça voltam à luta
- EUA evitam paralisação orçamental ao último minuto
- Relação decide: tribunais têm de ter serviços mínimos
- André Pestana vai candidatar-se a Presidente da República
- Avistamento de OVNIs? "Tudo leva a crer que serão drones", mas ainda ninguém consegue explicar"
- Algo muito estranho" aconteceu nos céus em Portugal. "Não eram de todo aviões" nem satélites (mas são semelhantes aos que deixaram os EUA em alerta)
- Costa portuguesa regista fenómenos no céu semelhantes aos dos EUA
- Pais enfrentam o "grande stress" das férias de Natal. Eis como torná-las mais fácil
- Uma startup acaba de atingir um marco na sua tentativa de comercializar energia limpa ilimitada
- Ufa: está resolvido o mistério balístico de como o pepino esguicha explosivamente as sementes. Mas cuidado: “Põe em perigo os nossos olhos”
- Fazer isto durante 20 segundos por dia pode aliviar o stress e a ansiedade
- "O ano tem 365 dias e portanto temos tempo para falar sobre isso": António Vitorino sobre eventual candidatura a Presidente
- PODCAST | ContrapoderSuspeito de 50 anos no ataque que provocou cinco mortos, incluindo criança de 9 anos, e 205 feridos, era "claramente islamofóbico", diz ministra do Interior.
- Arábia Saudita enviou pelo menos três avisos às autoridades alemãs, noticia Der SpiegelBayern cancela festa de Natal após ataque em Magdeburgo
- Ataque a mercado de Natal faz cinco mortos e mais de 200 feridos na Alemanha. Scholz condena "ato terrível"
- "A Alemanha está chocada e consternada": principal suspeito tinha anunciado que ia "matar número significativo de alemães"
- Alemanha: "A guerra e conflitualidade em certas regiões do globo aceleram a possibilidade de ser um ataque terrorista"
- "Nunca imaginei acabar a dormir na rua": Noel é sem-abrigo, Maria também
- Coordenador do Stop anuncia candidatura a Presidente "a favor dos trabalhadores"
- Acidente entre carro, autocarro e camião faz mais de 30 mortos em Minas Gerais - entre eles um motorista e uma criança
- Sou o Ibrahim, fui revistado pela PSP no Martim Moniz
- PSP diz que recebeu "os parabéns de muitos" dos que encostou à parede. E revela que preparou durante meses a operação no Martim Moniz - onde deteve... dois portugueses
- Montenegro dá ordem à polícia para fazer mais operações aparatosas. Oposição indigna-se: "Inaceitável, cria alarme social"
- Há dois Martim Moniz: o da bebé que "tem medo de ir à escola" por causa da polícia e o da mulher que "foi assaltada na rua"
- Polícia lamenta que se esteja "a criar um problema com uma coisa simples": "Se fossem todos portugueses seriam encostados à mesma à parede"
- Rússia realiza ataque maciço na última noite. Ucrânia abateu 57 drones e outros 56 falharam os alvos
- Israel denuncia que projetil lançado do Iémen fez 14 feridos
- "Galinhas deformadas, apinhadas entre cadáveres e manuseadas com violência": Pingo Doce acusado de ter fornecedores que maltratam frangos
sábado, 21 de dezembro de 2024
Notícias Ao Fim Da Tarde
A Frase (320)
Assistimos, durante décadas, ao repúdio crescente do nacionalismo, do patriotismo e do Estado nação. Este último recuou em todas as frentes, em todos os aspectos. Na economia e na cultura, na sociedade e na política. Pior ainda, os casos mais evidentes de manutenção do nacionalismo foram, em geral, os de ditaduras. Da China à Rússia, da Coreia a Cuba, passando por vários Estados africanos e asiáticos que inventaram histórias nacionais para justificar poder autoritário.
Parecia que a liberdade e a democracia se alimentavam da globalização e nela criavam raízes. Até que se percebeu que a desnacionalização e a globalização tinham uma capacidade autoritária devastadora, eram capazes de destruir países e nações, mais ainda democracias e liberdades. (António Barreto, Público, via Jacarandá)Não há solução fácil para os problemas de imigração e de acolhimento. Mas a passividade é a pior atitude. Deixar correr, não tentar controlar, não ordenar, não definir horizontes, não estipular condições e não fazer um colossal esforço de integração são erros crassos cujos preços a Europa começa a pagar.
Ter medo da imigração é ter medo da liberdade. Deixar correr as migrações é destruir a liberdade. Qualquer povo tem o direito de definir, por vias e métodos legítimos, os povos que quer receber. Assim como as condições legais, sociais e culturais de integração. A começar pela língua, evidentemente. E sempre, mas sempre, no respeito pela lei do país.