Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Notícias Ao Fim Da Tarde

Covid-19: Situação Hoje Terça-feira

  • 52.945 casos confirmados (+120 face ao dia anterior)
  • 1.761 vítimas mortais (+2vítimas mortais nas últimas 24 horas)
  • 460.663 casos suspeitos
  • 1.368 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais
  • 406.350 casos não confirmados após as análises
  • 37.767 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde
  • 38.760 casos recuperados
  • 365 internados
  • 35 estão em (UCI)
  • 38.760 casos recuperados (+160 do que os registados no dia de ontem)
A região de Lisboa e Vale do Tejo regista o número mais elevado de infeções ao dia de hoje, tendo confirmado mais 72 casos em relação aos dados da véspera. 
Atualmente existem :19.128 casos registados no Norte, 4.526 no Centro, 27.281 em Lisboa e Vale do Tejo, 934 no Algarve, 183 casos na Região Autónoma dos Açores, 123 na Região Autónoma da Madeira e 770 casos no Alentejo.
O total das 1.761 mortes: 834 foram no Norte, 253 no Centro, 620 em Lisboa e Vale do Tejo, 17 no Algarve, 15 nos Açores, 22 no Alentejo, não se registando nenhuma na Madeira.

É Um Sério Candidato A Ganhar O Óscar De Pior Dirigente Partidário Desde 1974

Manuel Facão, JN
Quando andava no liceu, gostava da disciplina de Trabalhos Manuais, aprendi lá uma série de coisas que me têm sido úteis ao longo da vida. Uma delas foi trabalhar com esferovite. Cedo descobri que é um material que se desfaz com facilidade e que se derrete quando se aplica cola celulósica para juntar pedaços. Ocorreu-me que há uma enorme semelhança entre políticos e esferovite. Sabem porquê? Quando os políticos não têm ideias e se desfazem em palavreado incongruente, qual o material que me vem à cabeça? A mim parece-me que a esferovite domina a política portuguesa.

O partido com maior dose de "dirigentes-esferovite" parece-me ser o PSD, e estou em crer que Rui Rio é o rei da esferovite - desfaz-se por pouco, derrete-se cada vez que se quer colar a Costa. Pelo caminho que as coisas levam, segundo vou lendo, está a comprar uma cola especial para se juntar a André Ventura e ao Chega. É o mais rápido caminho para se dissolver de vez. Rui Rio tem tido uma habilidade invulgar em destruir os valores da marca PSD - já na Câmara Municipal do Porto tinha dado sinais disso e agora, como presidente do partido, tem mesmo excedido essa capacidade. É um homem que se gaba de não olhar para a ideologia, de preferir andar aos ziguezagues a percorrer linhas rectas, e despreza a estratégia a favor da táctica. É sério candidato a ganhar o óscar de pior dirigente partidário desde 1974. Por estes dias, Artur Torres Pereira, um respeitado autarca e quadro social-democrata, deu uma entrevista cujo título diz tudo sobre Rui Rio (que, quando era novo, frequentou uma escola privada alemã): "Rio devia ter frequentado uma boa escola pública portuguesa." Não é preciso dizer mais nada.

A Minha Sombra Sou Eu

A minha sombra sou eu
ela não me segue,
eu estou na minha sombra
e não vou em mim.
Sombra de mim que recebo luz,
sombra atrelada ao que eu nasci,
distância imutável de minha sombra a mim,
toco-me e não me atinjo,
só sei dó que seria
se de minha sombra chegasse a mim.
Passa-se tudo em seguir-me
e finjo que sou eu que sigo,
finjo que sou eu que vou
e que não me persigo.
Faço por confundir a minha sombra comigo:
estou sempre às portas da vida,
sempre lá, sempre às portas de mim!

(Almada Negreiros)