Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Exoplaneta Rochoso Como a Terra e Quente Como o "Inferno de Dante"


O CoRoT-7b foi anunciado em Fevereiro deste ano como um dos exoplanetas mais pequenos que se conhecia. Alguns meses depois e muitas horas de observação fizeram com que os cientistas conseguissem obter o tamanho, a massa, a densidade e até estimar a composição do planeta que cai na categoria das super-Terras e que parece ter as condições de um "Inferno de Dante".


O planeta, que tem um raio 80 por cento maior do que a Terra, foi descoberto pelo satélite CoRoT que está concentrado em encontrar exoplanetas. O satélite encontrou uma sombra suspeita numa estrela um pouco mais pequena e menos quente do que o sol, na direcção da constelação de Unicórnio. A estrela, chamada de CoRoT-7, está a 500 anos-luz de nós, tem apenas 1,5 mil milhões de anos de vida (o Sol tem cerca de 4,5 mil milhões de anos).
Esta foi a primeira vez que se conseguiu calcular a densidade de um planeta tão pequeno, que é próxima da Terra, sugerindo uma composição rochosa igual à do nosso mundo. Para além disso, por estar tão perto da sua estrela mãe, o planeta viaja a uma velocidade sete vezes superior à da Terra, a 750 mil quilómetros por hora.

“De facto, o CoRoT-7b está tão perto que se parece com o Inferno de Dante, com uma temperatura no seu lado de dia [voltado para o sol] perto dos 2000 graus célsius e -200 graus célsius na face que não apanha luz. Na teoria, o modelo sugere que o planeta possa ter lava ou oceanos em ebulição na sua superfície. Com condições tão extremas este planeta não é definitivamente um lugar para a vida se desenvolver”, disse Queloz.

O HARPS ainda revelou que a estrela tem outro planeta, um pouco mais distante, chamado CoRoT-7c. O planeta dá a volta à CoRoT-7 em três dias e 17 horas e tem uma massa oito vezes maior do que a Terra, por isso também é classificado como uma super-Terra.

Fonte: Público



Descubra Algumas Mudanças na Educação nos Ultimos 30 Anos

Em trinta anos tudo mudou. A escola não é a mesma . Melhor? Pior? Veja aqui algumas diferenças. E ... faça o favor de rir, sorrir ou chorar conforme a disposição .


Sócrates Foge Da Realidade e Persegue a Fantasia


O PS continua a sobrevoar o discurso do medo. Foge da palavra mas acena com fantasmas.

Já o tinha feito com os beneficiários de prestações sociais do Estado (pensionistas, utentes do Rendimento Social de Inserção, etc.), através de Augusto Santos Silva, que tinha dito que esses beneficiários teriam de "estar de sobreaviso" face ao PSD, que, segundo os socialistas, quer reduzir o Estado Social e, por consequência, as prestações sociais e o número daqueles que delas usufruem. ( NÃO É VERDADE)

Primeiro foram os pensionistas e ontem foram os empresários. E desta vez o porta-voz do aviso foi o próprio José Sócrates.

Falando num discurso com empresários em Torres Novas - Sócrates sublinhava, como já fez vezes sem conta, as virtualidades do investimento público para auxiliar as empresas.

Mas desta vez carregou nas tintas, insinuando as consequência de apoiar o discurso do PSD.

"Para muitas empresas vai depender do Estado irem ou não irem à falência", afirmou. Isto ao mesmo tempo que voltava a censurar duramente Manuela Ferreira.( Ele é o único, o salvador do que antes asfixiou)

Fonte: João Pedro Pinto, DN)


Humor e Inteligência VS Graciosidade Primária


Pois é, Manuela Ferreira Leite o humor inteligente , Sócrates o humor primário das gracinhas e socorrendo-se de intermediários.

Mais de dois milhões de espectadores, um share de 46,5 por cento, digno de final de telenovela na TVI, foi o resultado em audiências da entrevista de Manuela Ferreira Leite a Ricardo Araújo Pereira em “Gato Fedorento esmiúça os sufrágios”, na SIC.

O momento de humor, inspirado no sucesso norte-americano "Daily Show", de John Stewart, bateu mesmo o jogo de futebol que opôs o Futebol Clube do Porto ao Chelsea (44,9 por cento de share e 1,7 milhões de espectadores), transmitido na RTP.

Já a estreia do novo programa de humor da SIC, em horário nobre, segunda-feira, com uma entrevista ao primeiro-ministro José Sócrates, tinha sido o programa mais visto do dia, com mais de 1,3 milhões de espectadores, uma audiência à altura dos mais vistos debates reais entre os líderes políticos realizados pelos vários canais de televisão.

Mas ontem, uma audiência média de 20,3 por cento, segundo os dados diários fornecidos pela Marktest, superou os bons resultados do dia anterior.

Esta é a Frase

"O próprio primeiro-ministro, antes orgulhoso de ser um animal feroz, veste a pele de um falinhas-mansas, preocupado por ter sido indelicado com os professores ou por não ter explicado bem as políticas do Governo".

José Leite Pereira, "Jornal de Notícias",via Público

Os professores para além de serem licenciados, têm uma longa prática de trabalho cognitivo. Mas, mesmo que assim não fosse qualquer pessoa minimamente informada percebe o desastre das políticas deste Governo e as consequências das mesmas. Não é a explicação que falha, é a essência.


Casamento


O casamento em si é um símbolo bastante difundido, que exprime a união de elementos complementares opostos ou sistemas dualísticos, que não se encontram mais em oposição ou em concorrência, mas sim agem de maneira complementar, e em sua complementação recíproca tornam-se uma unidade superior, que significa mais que a simples soma de cada um dos componentes. Nas antigas culturas o ' casamento sagrado' indicava a união criadora entre céu e terra, elemento masculino e feminino, deus e deusa, expressa ritualmente através da cópula entre o rei e uma saterdotisa, que personifica a deusa ou o elemento feminino no todo. Esses ritos tinham função, entre outras, de assegurar a fertilidade e a ordem cósmica para o novo ano que se aproximava, como ocorria por ocasião das festividades de ano-novo nas antigas civilizações da Mesopotâmia. Muitas vezes o evidente aspecto sexual era interpretado e concebido como imagem de um outro pólo de opostos que se uniam, como por exemplo como símbolo da fusão mística entre Deus e o seu povo.
Na alquimia são usuais as representações iconográficas do casamento e da união sexual do rei e da rainha (Gabricius e Beia), símbolo da união dos hipotéticos elementos primordiais enxofre e mercúrio, que então passam a representar uma unidade superior na figura do andrógino, onde a dualidade original de 'Sol e Lua' , Marte e Vénus, etc. é solucionada no ' casamento químico' de maneira semelhante às ideias do gnosticismo antigo Sophia(sabedoria) com Dynamis(força) que continuaram a viver na alquimia de maneira velada.

Sr. Contente Diga À Gente Como Vai Este... País


No ano passado a criminalidade atingiu os maiores valores da década, com um total de 421 037 crimes e uma subida de 7,5%.

No que respeita à criminalidade violenta, este Governo debateu-se com a maior taxa de sempre dos últimos dez anos em 2006, e a terceira mais elevada no ano passado. Em números absolutos, portanto, uma descida de 1% quer dizer que está tudo praticamente igual, o que nos dá a notícia em versão pessimista.

Este valor é ainda provisório, pois, como foi marca deste Ministério da Administração Interna (MAI)), os dados estatísticos estão fechados a sete chaves. O DN conseguiu, no entanto, esta primeira estimativa oficiosa.

Para quem está no terreno, as explicações para o recrudescimento inédito de 2008 encontram-se nas alterações ao Código de Processo Penal. "A maioria dos crimes cometidos, principalmente os mais violentos, foram executados por indivíduos que foram libertados da prisão preventiva, em função das alterações legislativas", afiança uma fonte policial que presta serviço num dos distritos que mais sofreu - Setúbal