sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

Liberdade Para Que Te Quero ?!

 
O que o 25 de Abril trouxe foi liberdade de expressão, liberdade de opinião, cada um poder dizer o que lhe vai na cabeça sem temer por isso ser perseguido, desde que respeite a liberdade dos demais. 

Os que se intitulam agora guardiões do templo têm da liberdade uma noção de posse exclusiva, não respeitam a diferença, fomentam a desigualdade como se a Liberdade fosse exclusiva de alguns. Uma das grandes mistificações nascidas, muito por obra e graça do PCP, é confundir o exercício da liberdade com a defesa do socialismo. 

De tal maneira que ainda hoje se considera que os que pugnam pelo socialismo, nas suas diversas formas, são os únicos defensores da liberdade, enquanto os que são contra a ideia do socialismo são classificados de inimigos da liberdade e, para alguns, são até considerados fascistas. 

Ora acontece que não se pode defender a liberdade pretendendo que deve ser total para uns e limitada para outros. E tão pouco é coerente celebrar a democracia agitando no ar o espectro da censura de ideias 50 anos depois de 25 de Abril de 74 a última coisa que precisamos é de polícias do pensamento e da liberdade de expressão. ( Falcão, A esquina do Rio, texto completo)

Nota: Existe hoje na sociedade uma busca incessante pela liberdade no sentido de ter capacidade de tornar realidade qualquer desejo que se tenha.

A Frase (90)

O futuro PGR tem de ter um perfil claro de liderança, de coordenação de equipas e de comunicação. E a hierarquia tem de ser reposta para recuperar a credibilidade perdida no Ministério Público. (Luís Rosa, OBSR)

Sem colocar em causa o princípio da legalidade democrática que tem de cumprir, o MP tem de uma vez por todas de orientar o seu trabalho para os resultados que é possível extrair em determinado processo em tempo útil. (..)

O império da lei — que os ingleses baptizaram como “rule of law” — define claramente que tal significa que todos os cidadãos estão sujeitos à lei e isso acaba por ser a melhor defesa contra o arbítrio e a autocracia. (..)

Não deixa de ser extraordinária toda a pressão política e pública para que os autos do inquérito aberto contra António Costa seja rapidamente arquivado. (...)Nesse campo, as declarações do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa — que já está a ver António Costa em Bruxelas — são mais um episódio polémico da sua relação com o princípio da separação de poderes. (...)

Escolhas ...


“Não vou deixar a porta entre aberta.
Vou escancará-la ou fechá-la de vez.
Porque pelos vãos, brechas e fendas... passam semiventos, 
meias verdades e muita insensatez.”

(Cecília Meireles)