Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de março de 2017

Os Ovos De Crocodilo Mais Antigos do Mundo Foram Encontrados Na Lourinhã

Foto:Octávio Mateus/ Lusa
A Lourinhã, conhecida pelos achados de fósseis e pegadas de dinossauros, tem os ovos de crocodilo mais antigos do mundo, com 150 milhões de anos, confirmaram paleontólogos num artigo científico publicado esta quarta-feira.
"Temos cascas e ovos completos de crocodilos mais antigos do mundo", afirmou à agência Lusa João Russo, um dos quatro autores do estudo "o registo mais antigo de ovos de 'crocodilomorfo'", um grupo primitivo de répteis, do Jurássico Superior, de que são descendentes os actuais crocodilos.(continuar a ler)

Vem Aí A Europa A Várias Velocidades. E ...

Opinião de:
Adelino Costa Matos
Vem aí uma Europa a várias velocidades, o que exige de Portugal um esforço acrescido para estar entre os países da linha da frente do projecto comunitário. Sem uma economia competitiva e finanças públicas compatíveis com as exigências do euro, o nosso país será um eterno periférico na UE e manter-se-á, por isso, longe dos centros de decisão europeus.

Mais do que o impacto do euro na nossa economia, creio que o grande erro de Portugal foi ter privilegiado um modelo de crescimento baseado na procura. A prevalência dos sectores de bens não transaccionáveis, alimentados pelo crédito fácil e por políticas públicas expansionistas, retirou competitividade à nossa economia, agravou o nosso défice externo e condicionou o investimento privado. As dificuldades decorrentes do ajustamento imposto pela troika levaram o Estado a emagrecer e a ser mais parcimonioso, ao mesmo tempo que as famílias aumentaram as suas poupanças e as empresas começaram a exportar mais.

Mas continua a existir um grande risco de reincidirmos nos erros do passado recente.

A Comissão Europeia divulgou as estimativas do PIB per capita em paridade de poder de compra dos 28 Estados-membros face à média da UE. Ora, as notícias não são animadoras para o nosso país. Entre 1999 e 2017, Portugal caiu do 16.º para o 20.º lugar neste indicador de desenvolvimento.(continuar a ler

Quer Saber Que Exercício Físico Queima Mais Calorias ? - Ora Leia

Exercícios aeróbicos interpostos com exercícios de resistência superam o treino convencional tanto em termos de consumo de oxigénio quanto de gasto energético.
De forma mais surpreendente, o programa de treino que mais consumiu kcal foi aquele que exigiu o mínimo de esforço dos voluntários, mesmo quando todos os programas tinham a mesma duração e a mesma intensidade.
Estes resultados, que prometem ajudar a projectar protocolos de treino físico mais eficazes, foram obtidos por uma equipe da Universidade Politécnica de Madri (Espanha) e acabam de ser publicados na revista científica PLOS ONE.

A recomendação de exercícios aeróbicos e de resistência justifica-se porque tanto a capacidade de resistir a um exercício mais ou menos prolongado (aptidão cardiovascular) quanto a força muscular se relacionam com a saúde futura. Ou seja, uma pessoa com uma melhor capacidade cardiovascular e/ou aumento da força muscular muito possivelmente terá uma saúde melhor nos anos seguintes. Ambos os tipos de treino também são usados nos tratamentos para perda de peso.

Os resultados indicam que o treino combinado - pesos livres mais exercícios aeróbicos alternados - produz o maior gasto de energia, e ainda exige o menor grau de esforço. Em outras palavras, o treino que mais consumiu energia foi aquele no qual os participantes se cansaram menos.
A sessão mista de cerca de uma hora representou um dispêndio médio de 259 kcal (311 kcal para os homens e 203 kcal para as mulheres), em comparação com 203 kcal de dispêndio médio com pesos livres e apenas 173 kcal nos aparelhos de musculação.

Os participantes marcaram os níveis de esforços percebidos em cada sessão com uma média de 7,6 para o protocolo combinado, 8,4 para a sessão de força com equipamentos e 9 para a secção com pesos livres.

Estes resultados, observam os investigadores, "têm uma aplicação prática promissora para as pessoas com excesso de peso e obesidade, para as quais o exercício físico implica um esforço ao qual elas não estão acostumadas, e para aquelas pessoas que têm como objectivo produzir o maior gasto de energia possível para maximizar a perda de gordura corporal."

Descobrir ...


"Temos de nos contentar em descobrir, abstendo-nos de explicar." (Georges Braque ) 

"Supor é bom - descobrir é melhor." (Mark Twain )  [ ... ]