Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Custo Da Inactividade De 15% Da População Entre Os 15 E Os 29 Anos

Portugal está a perder mais de dois mil milhões de euros com os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam cursos de formação. As contas são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), calculando que o "custo" da inactividade de 15% da população entre os 15 e os 29 anos corresponde a 1,2% do Produto Interno Bruto. Entre os países do Sul da Europa fortemente afectados pela crise, só Itália e Grécia perdem mais.

Agora Sim: António Guterres Aclamado Novo Secretário-geral Da ONU

  • Vitaly Churkin, embaixador russo na ONU, a quem coube a tarefa de conduzir a conferência de imprensa que sucedeu à reunião formal do Conselho de Segurança, não tem dúvidas: a aclamação de António Guterres é um “importante sinal de unidade”. 
Fonte: OBSR 

O Governo Deixou Cair O Projecto Que Facultaria Ao Fisco Aceder A Contas Bancárias Com Saldo Superior A 50 Mil Euros.

... Por Agora

O Governo deixou cair o projecto que permitiria ao Fisco aceder a contas bancárias com saldo superior a 50 mil euros. A decisão foi tomada hoje, em Conselho de Ministros, depois de o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter vetado o decreto na passada sexta-feira.
"Face à devolução do Presidente da República, o Governo decidiu esperar por circunstâncias adequadas para retomar esta regulamentação, mas manteve a iniciativa legislativa no que respeita aos compromissos internacionais", disse a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após o Conselho de Ministros.

É Absurdo Que Quem Tem Talento Para Chegar A Presidente da CE Ou Secretário-geral Da ONU Não Tenha Qualquer Talento Para Desempenhar O Cargo De PM De Portugal




Ao mesmo tempo que a minha costela patriótica sente alegria por António Guterres, e lhe deseja a melhor sorte do mundo, a minha costela realista não consegue deixar de sentir uma enorme melancolia por ver a disparidade entre os feitos que estes dois homens alcançaram internacionalmente e as limitações que revelaram enquanto primeiros-ministros de Portugal. Barroso e Guterres não são diferentes do canalizador português do Luxemburgo ou da porteira de Paris: a qualidade que lhes foi reconhecida no estrangeiro nunca foi revelada cá dentro.
Não é possível olhar para isto sem apreensão. É absurdo que quem tem talento para chegar a presidente da Comissão Europeia ou secretário-geral da ONU não tenha qualquer talento para desempenhar o cargo de primeiro-ministro de Portugal – e tanto Guterres como Durão falharam redondamente em São Bento, cada um à sua maneira. Ora, o mal não pode estar apenas nestas pessoas. O mal tem de estar nas insuficiências estruturais do país e na tremenda inércia das suas instituições, que secam os melhores. É por isso que ao mesmo tempo que fico feliz por Guterres cresce a minha desilusão em relação a Portugal. A sua vitória pessoal é um espelho da nossa derrota colectiva.
Excerto do artigo de João Miguel Tavares,'Tão bons lá fora tão maus cá dentro', Público

Confiança ...

A confiança é a virtude daqueles a quem a ausência separou.

Condessa Diane