Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pelo Andar da Carruagem os Violadores Podem Ser Só Estes


Este é o país que temos e pelos vistos há muita gente que aprecia esta engrenagem ...

Começa amanhã no Tribunal de Oeiras um dos mais concorridos julgamentos envolvendo jornalistas do Expresso, Grande Reportagem, SIC, TVI e Visão, acusados de violação do segredo de justiça por noticiarem factos relacionados com as investigações do processo Casa Pia.

No banco dos réus sentar-se-ão dois antigos directores do Expresso e da TVI, José António Saraiva e José Eduardo Moniz, além da mulher deste último, Manuela Moura Guedes. O Tribunal da Relação de Lisboa anulou o despacho de arquivamento decretado por um juiz de instrução daquele tribunal, que admitiu não haver razões para manter a acusação deduzida por um inspector do Ministério Público designado. Agora, os arguidos serão julgados por três juízes.

Em causa, estão notícias publicadas pelos cinco órgãos de comunicação social sedeados na área da comarca de Oeiras, há cerca de seis anos sobre a investigação dirigida pelo procurador da República João Guerra. Uma das reportagens fazia alusões aos motivos que levaram o juiz titular do processo, Rui Teixeira, a requerer o levantamento da imunidade parlamentar de Paulo Pedroso. O documento entregue pelo magistrado judicial teve divulgação quase imediata nos corredores da Assembleia da República, o que não impediu três jornalistas e dois directores-adjuntos da Visão de serem acusados de violação do segredo de justiça.

Agravamento de Situação de Seca

"Não é ainda uma situação que podemos antecipar como muito difícil, pois tudo depende agora da precipitação do Outono e Inverno", afirmou à Lusa o presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão, comentando a "Análise Climatológica do Verão de 2009" da autoria do instituto, que revela ter havido um agravamento da situação de seca.

O Verão climatológico, que inclui os meses de Junho, Julho e Agosto (excluindo o Setembro), encerrou com 96 por cento do território continental em situação de seca, sendo que 34 por cento estava em seca severa, 37 por cento em seca moderada e 25 por cento em seca fraca.

Impõe-se perguntar por ser muito importante tomar medidas; o próximo Governo disporá de Ministro do Ambiente efectivo e presente? Ou, a nossa Costa vai continuar desprotegida , os campos abandonados, e a seca a progredir ?


O Véu



Existe um 'Portugal Arcaico'. Quem compreenda-sentindo este conceito e tome contacto com as festas, ritos e tradições seculares do povo português, não tem dúvidas acerca desta realidade. Outros tantos lugares mágicos e monumentos antigos testemunham a existência desse mesmo arcaísmo no passado.

Esse arcaísmo ainda está vivo em certas camadas da população, sendo disso exemplo as festas do Divino Espírito Santo nos Açores, embora a sua força tenda a desvanecer-se no meio de uma sociedade materializante e anti-natural.

O arcaísmo que sobreviveu em Portugal, apesar do racionalismo redutor dos últimos séculos, é um autêntico tesouro, mas às novas gerações já não basta 'praticar o rito', necessitando de compreendê-lo.

No arcaísmo, o 'céu' e a 'terra', o visível e o invisível, o concreto e o simbólico, a vida e a morte, fazem parte de um todo que é a VIDA.

O povo português, anti-dogmático, sincretizou na sua religião popular um cristianismo místico com a sua longa tradição pré-cristã.

Teixeira de Pascoaes, captou isso mesmo: o sentimento religioso lusitano de tendência naturalista conseguiu a "sublime unidade (promessa de uma nova luz) entre o princípio cristão e o pagão. (...) Quem estudar as lendas e as festas populares (romarias) logo vê o nosso Cristianismo colorido de vivas tintas pagãs.»

Fonte: Portugal Terra de Mistérios, Paulo Alexandre Loução

A Minha Canção É Saudade Amália

Faz dez anos que Amália partiu .

Amália Rodrigues - (Lisboa, 23 de Julho ou 1 de Julho de 1920Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.

A Minha Canção é Saudade

De ilusões desvanecidas
Filme de esperanças perdidas
Minha canção é saudade

Ai, que de tranças caídas
Via tudo em cores garridas
E em todos via bondade

E nesta sinceridade
De amor e sensualidade
Ponho a alma ao coração

Numa angústia, uma ansiedade
Minha canção é saudade
Do amor sonhado em vão

Nesta saudade sem fim
Choro saudades de mim
Sou mulher mas fui pequena

Também brinquei e corri
Mas quem sabe se sofri
Se é de mim que tenho pena


Cor Preta

A Cor Preta-assume frequentemente o valor simbólico do absoluto, em psicologia profunda, é a cor que exprime a "completa ausência de consciência", o afundar na obscuridade, no luto, na escuridão.