Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Internet Deve Ser Pública E Livre Mas Com Ressalvas

Os defensores do SOPA acreditam que a proposta dará mais protecção à propriedade intelectual e terá benefícios na manutenção de postos de trabalho nas indústrias mais afectadas pela partilha ilegal na Internet; já os opositores consideram que esta proposta baseia-se na censura e constitui uma ameaça à liberdade de expressão, podendo mesmo levar ao fim da Internet tal como a conhecemos – em teoria, motores de busca como o Google, sites de partilha de vídeos como o YouTube ou redes sociais como o Facebook e o Twitter cabem na definição de sites que permitem o acesso a material protegido pelas leis da propriedade intelectual.

Entre os defensores do SOPA, naturalmente encabeçados pelo autor da proposta, o republicano Lamar Smith, estão as indústrias do cinema e da música norte-americanas e empresas de vários sectores da sociedade, como as cadeias de televisão NBC e ABC e marcas como a Nike e a Ford; do lado da oposição estão muitos dos pesos-pesados da Internet, como a Google, o Yahoo!, o Facebook, o YouTube, o Twitter e a Fundação Wikimedia, e organizações como a Human Rigths Watch e a Repórteres Sem Fronteiras. (ler aqui)

O que é colocado na Internet deve ser público e livre, caso contrário, grande parte do interesse e utilização que hoje detém perder-se-á . O direito de autor deve ser ser respeitado quer na forma quer na referência à autoria. Diferente, deve ser, o caso de utilização com fins comerciais, em que o autor deve ser devidamente compensado, assegurando o provento do direito de autoria. 

Foi Em Setúbal Na Escola Secundária De Bocage ...

“Quero dizer aos alunos aqui presentes que o fenómeno de estarem aqui reunidas tantas pessoas ilustres para celebrar o lançamento deste livro que nos transmite, de uma forma bela e simples, a experiência de uma geração passada.”


Foi desta forma que o ministro de Educação e Ciência abordou, ao início da tarde de ontem, a plateia do auditório ‘José Saramago’, na Escola Secundária de Bocage (antigo Liceu Nacional de Setúbal)  na cerimónia pública da reedição do livro escolar " Quadros da História de Portugal. Estiveram presentes neste acto,Mário Soares e o representante da " Gradiva Publicações". (ler aqui)

Tudo Muda Tudo Passa ...

Na vida tudo passa
não importa o que tu faça
O que te fazia rir
hoje já não tem mais graça 
(...)
Numa estrela cadente o sonho se faz presente
no compasso do batuque de um coração doente
A fera tá ferida mas não tá morta
Deus fecha a janela mas deixa aberta a porta
Tudo muda
Tudo troca de lugar
(T.P.)