Pesquisar neste blogue

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Método De Fazer Cidades À Portuguesa


Muitas capitais brasileiras são “tipicamente portuguesas” na sua forma arquitectónica.

“O Brasil tem uma tipologia de cidade portuguesa: uma baía e zonas altas como acontece tanto em Goa, na Índia, como na Baía de Todos os Santos em Salvador da Bahia, ou Luanda, em Angola. Temos o mesmo sentido”, disse Hélder Carita, que se dedica ao estudo da arquitectura e da evolução do seu conceito de espaço ao longo dos séculos.

Segundo disse à Lusa, as cidades fundadas por portugueses têm “todas uma tipologia muito idêntica, são cidades de porto e abertas ao comércio”. Este é o método de “fazer à portuguesa”, explica Carita, ao referir a herança lusa na construção dos espaços públicos e privados que leva a que, ao visitar cidades como Ouro Preto, em Minas Gerais, por exemplo, exista a sensação de estar em Lisboa. “As cidades reais, tanto em Salvador, como no Rio de Janeiro, Luanda ou Goa, são capitais que reproduzem a tipologia e organização de Lisboa e são grandes cidades porto”.

“Se chegarmos a Bahia ou a Minas Gerais, estamos em Portugal. Temos uma sensação de familiaridade. São sistemas que não impõem modelos fixos, mas que são sistemas de métodos construtivos”, ressalta.

Numa comparação histórica com os espanhóis, estes, segundo Carita, “eram mais rígidos, as suas cidades [são] todas iguais, enquanto que as nossas são mais flexíveis, mais diversas e sensoriais”, admite. As cidades de tipo português “são sempre para ver e serem vistas, são cidades cenográficas”.

Fonte: Helder Carita,Público

Identificar Informação Escondida


Pesquisadores norte-americanos estão a tentar desenvolver testes capazes de "ler" a mente de uma pessoa para identificar informações escondidas. - (BOA)

O objetivo da equipe é que os testes sejam aplicados, por exemplo, em pessoas suspeitas de planejar ataques para extrair detalhes sobre as operações. Os testes baseiam-se em informações obtidas previamente, como rumores e conversas entre suspeitos.

Os seus autores disseram que foram capazes de extrair informações "secretas" de voluntários com grande precisão.

A técnica baseia-se na chamada atividade P300, sinais elétricos registrados no córtex cerebral.

Segundo os autores do estudo, quando uma pessoa que tem "conhecimentos escondidos" recebe estímulos relevantes, ocorre um aumento na atividade P300 no seu cérebro.

Os autores do estudo dizem que seu objetivo é criar um teste que permita que a polícia identifique detalhes como data, local e tipo de arma relativos a um ataque com base em rumores e conversas entre suspeitos.

Segundo a equipe, esta foi a primeira vez que testes envolvendo ondas P300 foram usados em conexão com eventos futuros.

Esta é a Frase


«A Justiça do Estado constituiu um marco civilizacional importante na vida dos povos. Sem uma Justiça robusta e socialmente prestigiada voltaríamos aos tempos da vingança privada, da "justiça" do poderoso, do que reclama vingança, desinteressado da lei e da equidade. A Justiça portuguesa precisa de quem a queira servir e não de quem queira servir-se dela ou ridicularizá-la. Sem uma Justiça célere e eficaz, de pouco servirão as proclamações solenes de independência, autonomia, imparcialidade…»

Fernando Fragoso Marques,CM

Hoje É Dia De ...

... S. Lourenço

... Feriado Municipal em:

Paredes de Coura
Paredes de Coura é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo , com cerca de 1 500 habitantes.

Vimioso
Vimioso (em mirandês Bimioso ou Bumioso) é uma vila portuguesa com cerca de 1 200 habitantes, situada no extremo nordeste de Portugal . Pertence ao distrito de Bragança, na região
o Norte de Portugal e subregião do Alto Trás-os-Montes .

É sede de um concelho ou município com 481,47 km² de área e 5 105 habitantes (2004).