Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Novo Rumo para a Cidade de Setúbal


Há que olhar por e para Setúbal ,cidade que há muito...muito tempo....foi chamada princesa do Sado.
Sobre o (des)rumo da cidade - ler:

Não milito em nenhum partido politico, mas não fico indiferente quando observo a cidade e vejo-a «falida, adiada e à deriva», embora submetida a «cirurgias plásticas», mas onde a “terapêutica” dos «implantes e do botox» não consegue disfarçar os disparates do POLIS e do município de Setúbal .

O vandalismo é outro problema da cidade? É; veja-se como está a cidade!

Sobre isto cito um texto do antropólogo e geógrafo setubalense António Bastos Loureiro, apresentado recentemente num seminário na Universidade Nova de Lisboa, sobre (Des)urbanismo, (Des)educação e Graffitis: “ (…) A destruição dos lugares históricos identitarios [Largo José Afonso/Av. Luísa Todi], quebra a relação de pertença, afecto e harmonia dos indivíduos com os respectivos lugares, transforma-os em «não lugares», potenciando a sua vandalização, como uma reacção visceral e hostil do «eu» dos «descontentes sociais», os novos «bagaudas», contra as elites de plástico, descartáveis, globalizadas, modernistas sem modernismo, sem um projecto integrador extensivo às periferias guetizadas .

( excertos, Setubalense, J.L.Lacerda ,neurocirurgião)

Ler artigo Completo :


Edifício da Comissão Europeia Evacuado


O edifício da Comissão Europeia em Bruxelas foi evacuado, devido a um incêndio, que parece ser na cobertura, segundo avançam os bombeiros municipais. Normalmente trabalham 2700 pessoas no edifício Berlaymont, no coração do bairro europeu da cidade, mas ainda não é claro quantas foram retiradas de emergência.

Há um fumo negro e acre a sair do edifício. O incêndio foi controlado por volta das 13h00 (hora de Lisboa). "Os bombeiros estão no local, os alarmes de incêndio foram activados e o edifício foi completamente evacuado", diz um comunicado da Comissão Europeia.
Público

É Preciso Que o Povo se Encontre

"É preciso que o povo encontre o culto religioso dos seus Avós - daquela alma primitiva que, dentre a confusão das raças da Ibéria, ergueu bem alto a sua presença livre e inconfundível - primeiro na figura homérica de Viriato e depois em D. Afonso Henriques, esse rude estatuário de uma Pátria que as últimas gerações têm mutilado."

Teixeira de Pascoais