Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Setúbal Vai-se Modificando

Uns falam outros fazem e assim vamos de vela
A JOPIBAR era uma das mais antigas sapatarias setubalenses, localizada no topo da Rua Álvaro Castelões, em plena baixa setubalense.
A idade não perdoa e o simpático proprietário deste emblemático estabelecimento, o Sr. Honorato Coelho, há poucos meses fechou as portas para não mais abrir.
Neste momento as instalações encontram-se a sofrer obras de remodelação interior e embora não seja visível qualquer tipo de informação, nem tal tenha sido disponibilizada publicamente, segundo julgo saber, o espaço está a ser adaptado a restauração, podendo vir a sair dali um moderno estabelecimento da credenciada marca “Vela Latina” de grande sucesso em Lisboa, junto à Torre de Belém.
Setúbal vai-se modificando, modernizando e enquanto uns falam outros fazem, pena é que muitos dos setubalenses que falam não sejam um pouco mais dinâmicos, deixando passar-lhe ao lado as oportunidades de negócio.

Fonte: Rui Canas Gaspar, Coisas de Setúbal 

Fogos Como Nunca Vimos

O Governo, os associados, a oposição - ignoram. Quem os viu noutras ocasiões e quem agora os vê ...
Que importa - pessoas, animais, floresta culturas? - só a propaganda interessa.

As aldeias de Paradela e de Várzea no concelho de Arcos de Valdevez foram evacuadas devido a um incêndio de "grandes dimensões" que colocou alguns habitantes "em risco de vida".

 O incêndio em Soure que começou na segunda-feira e que tinha sido dominado às 09h30 desta terça-feira estava novamente ac
tivo às 14h00, na sequência de um reacendimento, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.
Mário Jorge Nunes explicou que há duas frentes “muito fortes” e que a “situação é complicada”.

Cerca de duas dezenas de habitantes do lugar de Várzea, Soajo, Arcos de Valdevez, e militares da GNR estão retidos naquele povoado devido a um incêndio florestal, disse o vereador da Proteção Civil.
Esta terça-feira, seis fogos no norte mobilizam mais de 900 bombeiros.

Aquecimento Global : Avisos São Cada Vez Mais Veementes

O fenómeno está a afectar os oceanos, a propagar doenças entre animais e humanos e a ameaçar a segurança alimentar em todo o planeta, refere um relatório científico ontem divulgado.

"Estamos a tornar os oceanos doentes", afirmou a directora-geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Inger Andersen.

As águas do mundo absorveram mais de 93% do aquecimento provocado pelas alterações climáticas desde a década de 1970, reduzindo o calor sentido na terra, mas alterando drasticamente o ritmo de vida no oceano, disse.
"O oceano tem-nos protegido e as consequências disso são enormes", sublinhou Dan Laffoley.


O estudo incluiu vários ecossistemas marinhos, desde os micróbios às baleias, incluindo o fundo dos mares e mostra que algumas espécies se estão a deslocar em direcção aos polos para águas mais frias.
"Estamos a mudar as estações no oceano", afirmou, salientando que as temperaturas mais altas vão, provavelmente mudar a proporção entre os sexos das tartarugas no futuro, porque as fe
meas são mais propensas a nascer em temperaturas mais quentes.
O estudo inclui provas de que o aquecimento dos oceanos "está a provocar o aumento de doenças em populações de plantas e animais" e também a matar os recifes de coral, referiu Dan Laffoley.

A Saudade Faz Parar O Tempo

O tempo não pára!
Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...

Mário Quintana