sexta-feira, 3 de maio de 2024

Notícias Ao Fim Da Tarde

A Frase (103)

   O Governo resolveu despedir a provedora da Santa Casa de Misericórdia. Houve motivações políticas? Provavelmente sim, mas também havia razões para substituir Ana Jorge. Porquê? Porque um gestor é contratado para resolver problemas, não para perorar sobre as desgraças que encontra. No caso concreto, Ana Jorge passou onze meses sem apresentar um plano sobre como ia dar a volta aos problemas da Santa Casa, agravados pelos maus investimentos.    (Camilo Lourenço,J Negócios)

É graças a nomeações de pessoas “com prestígio”, ao invés de pessoas competentes, que o contribuinte é violentado.

Equidade / Igualdade

 A palavra «equidade» e a palavra «igualdade» têm a mesma etimologia, mas o seu significado pode ser muito diferente. Equidade tem implícito um conceito de justiça e essa é precisamente a diferença. Ao contrário de igualdade, que não tem implícito um significado de justiça ou de injustiça, a ideia de ser equitativo contém a ideia de ser justo.      (Ricardo Pinheiro Alves, ECO

O problema é que não há um consenso sobre o que é ser justo ou injusto. Cada um de nós tem uma ideia diferente de justiça. 

A igualdade de oportunidades não é mais do que uma tirania utópica que, felizmente, não existe em ponto nenhum do planeta (nem sequer na Coreia do Norte, na Venezuela ou em Cuba). Apesar disso, a maioria dos portugueses defende-a sem se aperceber de que essa igualdade, a existir, implicaria a ausência total de oportunidades.

A igualdade de resultados significa nivelar por baixo ou pelo zero, como acontece nos três países que referi em cima, e é este facto que todos os socialistas recusam reconhecer. Por isso não deixa de ser extraordinário que no Parlamento português haja ainda 5 partidos que continuem a defender tal utopia

A dignidade da vida humana baseada num sentido de justiça representado pela palavra «equidade» não é o mesmo que a procura de igualdade. É antes uma visão que recusa o igualitarismo que promove a pobreza e potencia os abusos de poder político porque, na sua aplicação “purista”, retira liberdade à comunidade, tornando-se por isso indesejável.

Declínio ...


Quando perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; 
ao comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; 
quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, 
e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; 
ao perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; 
então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.

(Ayn Rand)