Pesquisar neste blogue

sábado, 11 de setembro de 2021

Notícias Ao Fim Da Tarde

O Mais Grave Ataque Do Presidente Ao Primeiro-ministro.

O Presidente da República decidiu (...) publicamente colocar um prazo de validade ao primeiro-ministro.

Ainda o congresso do PS e as suas réplicas na política. Na semana passada, o Expresso publicou em manchete uma notícia extraordinária: “Marcelo convicto de que Costa sai.” Uma notícia que, do ponto de vista jornalístico, é uma bela cacha, que demonstra brio profissional da parte da jornalista Ângela Silva. Mas é, de facto, uma notícia extraordinária pelo que politicamente significa e revela. O Presidente da República decidiu fazer declarações a uma jornalista para publicamente colocar um prazo ...

(São José Almeida, Público)

Vive-se Um Tempo Muito Mau Conselheiro Para Encontrar Novas E Duráveis Soluções

Vive-se um tempo muito mau conselheiro para encontrar novas e duráveis soluções para os nossos problemas colectivos. Hoje, o êxito da política e dos políticos mede-se pelo acessório, pela imagem, pelo efémero, pelo tempo de permanência no cargo, pelos efeitos da propaganda, pela paralisia das alternativas, pela estupidez dos rivais, pelo volume de fundos europeus obtidos e pelas promessas repetidas. Há dinheiro para gastar, mas não há capital para investir. Não há sucessores promissores para os actuais governantes já esgotados. Não há alternativas razoáveis que mereçam crédito e confiança. Justiça, Administração Pública e Educação estão a revelar-se muito mais fontes de novos problemas do que soluções ou progressos. Há administrações para gastar, mas não há empresas para produzir. Portugal, a sua sociedade e a sua economia precisam de muito mais do que de simples êxitos de duração, subidas nas sondagens e boa impressão dos dirigentes políticos.

A metamorfose internacional em curso, com derrotas para o mundo ocidental e perdas para o continente europeu, aconselha redobrada reflexão. A crise europeia anunciada exige reforçado debate. As deficiências nacionais pedem esforço excepcional. Pode ser que os balanços actuais e em curso ajudem as elites e a opinião pública a perceber as dificuldades em que nos encontramos e as exigências diante de nós. Só há motivos para alguma esperança porque a necessidade é muita. Na verdade, os protagonistas políticos não parecem disponíveis para esse esforço excepcional. Pensam muito nos votos, pouco nos eleitores.         

(excertos do texto de António Barreto, Público via Jacarandá)

Alma De Mulher


 Nada mais contraditório do que
“ser mulher“...
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só
dia e transmite cada uma delas, num
único olhar.
Que como uma feiticeira transforma
em luz e sorriso as dores que sente
na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte, para
dar os ombros para quem neles
precise chorar.
Feliz do homem que por um dia
souber, entender a alma da mulher ...

(Marines Gorgoni)