Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um Olhar Sobre O Quadro 'O Sobreiro'

... Pintado por D. Carlos de Bragança em 1905. Quando a atenção se concentra no espaço bidimensional da tela, os olhos vivem a mais livre das aventuras: a obra abre-se a múltiplas interpretações, não alterando, porém, o carácter pela qual ela vale, consiste e comunica.

O prazer estético da primeira impressão é apenas o início de uma relação mais profunda. Quando a atenção se concentra no espaço bidimensional da tela, os olhos vivem a mais livre das aventuras: a obra abre-se a múltiplas interpretações (alguém disse que há tantos Hamlets quanto a melancolia dos seus leitores) porém, as diferentes leituras, não alteram o carácter pela qual ela vale, consiste e comunica.

José - Augusto França incluiu Sobreiro no livro intitulado 100 QUADROS DO SÉCULO XX. O texto que o apresenta contém informações sobre a já centenária obra e, recorrendo à fantasia, o douto historiador mostra ainda como uma visão poética a enriquece. As palavras que se seguem testemunham o fenómeno: olha-se para esta árvore enorme e torcida, de raízes brotando da terra ingrata, e é uma escultura de carne que se vê corpo poderoso, vermelho de pele, abaixo da cortiça que o veste pelo meio, como uma camisa que se despe pelos braços alçados.
Num campo alentejano, solitário e silencioso sobreiro impressiona. (Se gostou , pode continuar a ler aqui)

Preparemo-nos porque isto não acaba Aqui ...

Lembram-se da propaganda do Governo sobre o crescimento económico inscrito no cenário macroeconómico que serviu de base ao OE de 2011, em que previa que a economia iria crescer 0,2 % ?

Pois só agora reconhecem o que todos sabemos há muito - a economia deverá recuar 0,9% e Portugal vai entrar em recessão.- A verdade começa a vir ao de cima, devagar, devagarinho - preparemo-nos porque isto não acaba aqui.

Em Causa o 'Imposto' Sobre As Pensões

Inconstitucional ? :  As opiniões.

O habitual - primeiro atiram com medidas - à balda ; só depois avaliam as consequências e a legalidade. A desculpa não pode ser a urgência porque o primeiro-ministro sempre disse que tudo estava a correr bem, não precisava de ajuda de ninguém . Não se percebe porque afinal agora vêm dizer que sem a aplicação destas medidas o país entra em banca rota. E... até já vale tudo, nem os velhos e debilitados escapam.

Basta. Basta de falta de rigor e de perspectivas para o futuro. Neste momento tudo gira para salvaguardar o ego de um PM.

A Frase Letal

O outrora sociólogo e agora ministro Santos Silva declarou que quem não acompanha o governo, ou o que ele pretende, está a ‘desertar’.

A frase é letal, mas não houve grande reacção. Infelizmente, há sempre quem faça melhor e, juntamente com a acusação de ‘desertar’, veio depois a do anti-patriotismo – quem está com o governo é patriota; quem está contra é, praticamente, um traidor.

 Ao longo da nossa história estas acusações têm sido repetidas por tiranetes desesperados, coronéis de segunda, pataratas – e, no século passado, por imbecis e salazaristas. Que isto se repita hoje é grave. Mas que, ao longo desta semana, nenhum político tenha reagido com veemência a acusação tão apalermada, dá uma ideia de como toda a gente anda a fazer conta.
(Francisco José Viegas,Blog,CM)


Já sabem - quem não é YES men é declarado traidor pelo ministro SS
E, Não. Não nos habituamos!
Queremos democracia já !

Se Nasceu No Dia 1 De Março A Sua Cor É ...

PRETO
Não Gosta De Mudanças

O Preto está associado à morte, ao luto ou ao terror, mas também se liga ao mistério e à fantasia, sendo, hoje em dia, uma cor com uma certa sofisticação e luxo. A pessoa que pertence ao preto é corajosa e gosta de desafios, mas não de mudanças. Assim que toma um decisão, mantém-na durante muito tempo. A sua vida amorosa é também estimulante e original.